Sondagem: Gouveia e Melo lidera corrida presidencial com 10 pontos de vantagem sobre Marques Mendes. Portugueses exigem “liderança forte” em Belém

Gouveia e Melo ainda não é um candidato formal à Presidência da República, mas continua a ser o preferido dos portugueses, apontou esta quinta-feira a sondagem da Pitagórica publicada no ‘Jornal de Notícias’: o antigo chefe do Estado-Maior da Armada tem uma vantagem de 10 pontos sobre Luís Marques Mendes (35,9 e 25,5%, respetivamente), se o candidato do PS for António José Seguro (14,1%). Já se os socialistas escolherem António Vitorino (20,7%), a distância entre os dois líderes reduz-se (32,2 e 24,8%, respetivamente).

A sondagem abordou dois cenários das escolhas socialistas: se for António José Seguro, o almirante vence na primeira volta (35,9%), com o social-democrata Marques Mendes – o único a apresentar-se oficialmente como candidato – a assegurar a passagem à segunda volta, com 25,5% e a larga distância do candidato socialista (14,1%). Seguem-se André Ventura (12,9%), Sampaio da Nóvoa (4,9%) e Mariana Leitão, líder parlamentar da Iniciativa Liberal, com 2,5%. Foram ainda incluídos nomes como Jerónimo de Sousa, Inês Sousa Real, André Pestana, Tim Vieira e Joana Amaral Dias, com resultados inexpressivos.

Já se a escolha do PS for António Vitorino, o cenário fica mais ‘nebuloso’: Gouveia e Melo mantém-se o preferido (32,2%), mas com Marques Mendes (24,8%) em situação de empate técnico – pior resultado do almirante (27,5%) ficaria abaixo do melhor para o social-democrata (29,1%). Vitorino (20,7%) também ficaria em empate técnico com Marques Mendes pelo segundo lugar. A maioria dos portugueses, apontou a sondagem, é da opinião que o PS deve apoiar António José Seguro na corrida a Belém (56%).

Por segmentos da amostra, apontou o inquérito, o género traz equilíbrio a Gouveia e Melo e Marques Mendes, ao passo que Ventura confirma o histórico de sondagens anteriores, com mais 10 pontos percentuais nos homens. As mulheres preferem António José Seguro, os homens Vitorino. No que toca à idade, Gouveia e Melo ganha vantagem conforme o eleitorado envelhece, particularmente entre os que têm 55 ou mais anos. O almirante apresenta melhores resultados no Centro do país e piores em Lisboa. Marques Mendes destacou-se no Norte, sendo que Ventura apresenta melhores resultados no Sul e ilhas.

Uma “liderança forte” é, aliás, o que os portugueses mais valorizam (49%) no Presidente da República, mais sete pontos percentuais do que o barómetro de janeiro último. Segue-se “integridade e ética”, com 31%, e “experiência política”, com 29%