Sonae Sierra poupou 34,9 milhões de euros ao implementar medidas de ecoeficiência

A implementação de medidas de ecoeficiência permitiu à Sonae Sierra uma poupança significativa nos seus custos operacionais, mas também do ambiente, com uma substancial redução das emissões de CO2.

Os dados divulgados pela empresa mostram que a empresa conseguiu evitar custos operacionais na ordem dos 34,9 milhões de euros, com destaque para a redução de 90% em emissões de CO2 desde 2005 e redução do consumo de eletricidade em 66% desde 2002.

Com foco na neutralidade carbónica e objetivos de sustentabilidade estabelecidos até 2030, a Sierra tem conseguido reduzir em larga escala o uso de recursos, nomeadamente o consumo de água, que teve uma redução na ordem dos 40% desde 2003.

O braço imobiliário do Grupo Sonae tem implementado desde 2012 o programa de eficiência energética Bright®, que sofreu no ano passado uma profunda reformulação, que já permitiu identificar mais 37% de potencial redução do consumo de energia através de 172 oportunidades de melhoria identificadas, o que totaliza uma redução de cerca de 45.510 MWh e 6,8 milhões de euros em potenciais poupanças anuais (a preços de energia de 2022).

“Quando a Sierra definiu formalmente a sua Política de Ambiente, pouco se falava de ESG, o que agora faz parte dos compromissos indispensáveis de qualquer empresa a nível global”, diz Elsa Monteiro, Diretora de Sustentabilidade da Sonae Sierra, sublinhando que a sustentabilidade é um tema que integra o ADN da Sierra desde 1998.

Agora, o compromisso passa por alcançar a neutralidade carbónica em 2040, antecipando assim em 10 anos a meta da Comissão Europeia. Recentemente, a Sierra aderiu também aos Princípios para um Investimento Responsável (PRI), como compromisso de conduzir uma mudança continua com as melhores práticas de investimento de referência.

“A adesão aos PRI confirma o nosso empenho de inclusão das melhores práticas e desempenho em termos ambientais, sociais e de governação (ESG), tanto numa fase inicial de análise, como ao longo de todo o ciclo de vida dos ativos. Na Sierra, definimos objetivos ambiciosos e mantemos há várias décadas o nosso compromisso perante um modelo de negócio sustentável, de forma transversal em todas as nossas áreas de atividade”, aforma Elsa Monteiro.