Sonae integra S&P Global Sustainability Yearbook ao lado das empresas com melhores práticas de sustentabilidade no mundo

A Sonae foi distinguida no S&P Global Sustainability Yearbook, um ranking anual que destaca as empresas com as melhores práticas de sustentabilidade corporativa no mundo.

Na edição deste ano, foram avaliadas 7.690 empresas, com apenas 780 a atingir um desempenho de excelência, o que as qualificou para figurar neste anuário globalmente reconhecido.

A selecção das empresas no S&P Global Sustainability Yearbook baseia-se na pontuação da Avaliação de Sustentabilidade Corporativa (CSA) do S&P Global, com apenas as 15% melhores do setor a alcançar a distinção. Para entrar na lista, as empresas devem obter uma pontuação CSA dentro de 30% da empresa de melhor desempenho do seu setor.

“Este reconhecimento da S&P Global reforça a relevância da nossa estratégia de sustentabilidade e a dedicação de toda a organização em impulsionar práticas responsáveis e inovadoras. Estamos focados em criar valor sustentável para o planeta e para as pessoas, garantindo que o nosso impacto positivo se estende para as futuras gerações”, afirma Sónia Cardoso, Diretora de Sustentabilidade da Sonae.

A estratégia de sustentabilidade da Sonae baseia-se em cinco pilares estratégicos: gestão responsável com critérios ESG, aceleração da descarbonização, valorização da biodiversidade e da água, promoção da circularidade e incentivo ao desenvolvimento humano.

A Sonae tem incorporado os princípios ESG nas suas decisões de investimento e gestão. Para além disso, comprometeu-se a alcançar a neutralidade carbónica das suas operações até 2040 e a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa ao longo da sua cadeia de valor. O grupo está a investir em fontes de energia renováveis para reduzir a dependência de recursos fósseis, acelerando a transição energética.

Paralelamente, a Sonae trabalha para atingir o objectivo global “nature positive” até 2030, com foco em evitar a desflorestação e promover a conservação e regeneração dos recursos hídricos. Têm ainda implementado uma estratégia para aumentar a circularidade nos seus negócios, promovendo modelos de produção e consumo sustentáveis, onde os resíduos são minimizados, a vida útil dos produtos é prolongada e os sistemas naturais são preservados.