Sociedade Ponto Verde, Tetra Pak e Valorsul investem no primeiro robot de triagem com IA em Portugal

A Valorsul, em parceria com a Sociedade Ponto Verde e a Tetra Pak, está a introduzir uma tecnologia de triagem digital automatizada da Recycleye, marcando a primeira vez que tal tecnologia é implementada em Portugal.

Esta inovadora solução de triagem, que utiliza a visão computacional e robótica, será instalada nas instalações da Valorsul, em Lisboa. O objetivo é aumentar significativamente a capacidade de triagem e o volume de embalagens de cartão para bebidas direcionadas para reciclagem.

A Recycleye Robotics, como é conhecida a solução, utiliza inteligência artificial para identificar visualmente objetos, incluindo embalagens complexas como as de cartão para bebidas, resultando em uma triagem mais eficiente e precisa.

Anteriormente, a triagem automatizada de embalagens de cartão para bebidas representava um desafio, levando a uma menor taxa de reciclagem. Com esta nova tecnologia, os operadores irão colaborar com o robô para garantir uma separação mais pura dos materiais.

“Estamos orgulhosos por investir no primeiro robô de triagem de resíduos com inteligência artificial a ser instalado em Portugal”, disse António Afonso, da Valorsul. “Esta inovação não só aumentará a quantidade de material reciclado, apoiando os objetivos ambientais de Lisboa, mas também abrirá portas para oportunidades adicionais em nosso negócio.”

Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, afirma que “a utilização de uma solução digital como a Recycleye permitir-nos-á recolher dados e informações, melhorando assim a nossa compreensão do volume de embalagens de cartão recicladas. Este projeto é mais um exemplo de colaboração entre as partes interessadas na cadeia de valor. Reforçamos, assim, que a inovação colaborativa é a solução para os desafios do setor dos resíduos em Portugal, tornando mais eficiente a reciclagem das embalagens”.

Ingrid Falcão, Sustainability Manager da Tetra Pak Iberia, refere: “Estamos muito satisfeitos por apoiar este investimento em inovação e por garantir uma maior reciclagem das embalagens de cartão para bebidas em Portugal. A utilização da IA vai permitir uma separação mais precisa de mais embalagens e garantir que materiais valiosos não se perdem e que são reutilizados para benefício da economia portuguesa”.

Por fim, Matias Gualtieri, Technical Sales Manager para Iberia da Recycleye, conclui dizendo que “a utilização de IA para detetar e separar os resíduos de embalagens de cartão para alimentos e bebidas é uma solução inovadora para responder ao desafio de aumentar a reciclagem em Portugal. Estamos orgulhosos de fazer parte da solução, trazendo o sucesso dos nossos robots de outros locais da Europa para o benefício da Valorsul e de Lisboa”.

Esta iniciativa é cofinanciada pela Sociedade Ponto Verde e pela Tetra Pak, através do programa de inovação aberta re_source, demonstrando um compromisso conjunto com a promoção da economia circular e a melhoria da reciclagem em Portugal.

Ler Mais





Comentários
Loading...