Skoda Enyaq vai homenagear fundadores da marca checa: variante ‘Laurin & Klement’ chega com maior alcance e potência

A Skoda revelou a variante ‘Laurin & Klement’ (L&K) para os elétricos Enyaq e Enyaq Coupé, que comporta uma bateria maior, mais potência, tempos de carregamento mais curtos, pré-aquecimento da bateria, entre outras valências. O novo Enyaq L&K 85 estreia-se com um motor de 210 quilowatts (282 CV) que vai chegar aos restantes elétricos da Skoda no futuro – o Enyaq 80 era equipado com um motor de 150 kW (201 cv).

O novo ‘Laurin & Klement’ chega com uma bateria maior, que permite uma autonomia de até 570 quilómetros no ciclo WLTP, em comparação com os 544 km da versão anterior.

A maior potência nota-se no desempenho: dos 0 aos 100 km/h, tornou-se dois segundos mais rápido, com o novo Enyaq com tração traseira a precisar de 6,7 segundos para cumprir a distância.

Além disso, os EVs da marca checa beneficiam de um sistema de pré-aquecimento da bateria e tempos de carregamento mais curtos, com 30 minutos necessários para obter de entre 10 a 80% do estado de carga. O pré-aquecedor pode ser ativado manualmente a partir de um botão de alternância na tela principal do veículo ou pode ser ativado automaticamente com dados do sistema de navegação quando o carro está a caminho de uma estação de carregamento rápido.

Após o lançamento deste novo nível de acabamento para o Enyaq, a Skoda eliminará o sufixo “iV” dos nomes de todos os seus EVs. O nome do acabamento ‘Laurin & Klement’ foi inspirado nos fundadores da marca checa, Václav Laurin e Václav Klement.