Skoda Auto DigiLab é agora o Skoda X, o novo centro para serviços digitais e soluções de mobilidade

O Skoda Auto DigiLab transformou-se no Skoda X, assinalando o compromisso do fabricante de automóveis em promover a digitalização dos seus produtos e serviços. O centro de inovação em Praga adotou uma abordagem centrada no cliente e vai ter um papel fundamental no desenvolvimento de serviços digitais para a Skoda.

A letra “X” representa os princípios centrais “Exponential”, “Exploration a Expansion”. Graças a esforços conjuntos, o Skoda X pretende alcançar as start-ups europeias e procura de forma ativa novas ideias para alcançar o próximo patamar de velocidade e eficiência. Como nova marca, o Skoda X vai apoiar a atividade principal da Skoda Auto e impulsionar a digitalização dos seus produtos e serviços.

“Com a transformação do Skoda Auto DigiLab em Skoda X, damos um passo significativo em frente, ao fazer a transição do laboratório para o mundo real. Como marca recente, o Skoda X vai operar de forma independente serviços digitais recém-criados e dar prioridade à aprendizagem a partir do feedback dos clientes. Esta abordagem vai permitir que possamos compreender e atender realmente às suas necessidades”, referiu Martin Jahn, membro do Conselho de Administração da Skoda Auto para Vendas e Marketing.

Do laboratório à realidade: implementar a inovação no mundo real

O foco principal do Skoda Auto DigiLab começou por ser o desenvolvimento de novos serviços de mobilidade. No entanto, com a sua transformação em Skoda X, a marca está agora a fazer a transição do laboratório para o mundo real. O principal foco do Skoda X será a introdução de serviços digitais inovadores nos veículos Skoda, ao responder diretamente às necessidades do seu grupo-alvo – os ‘exploradores contemporâneos’. O objetivo é dar aos clientes da Skoda valor acrescentado e experiências emocionantes através destes serviços digitais.

O Skoda X oferece uma gama de novos serviços, tecnologias inteligentes para utilizadores de automóveis e soluções para testes, alugueres e carregamentos. Ao apoiar a estratégia centrada no cliente, o Skoda X vai reforçar a atividade principal do fabricante de automóveis. Os atuais serviços oferecidos pela Skoda X incluem ‘Pay to Fuel’, ‘Pay to Park’, ‘Offers’, ‘HoppyGo’, ‘Citymove’, ‘DigiCert’ e ‘Charging Hub’.

Pay to Park e o novo Pay to Fuel

A Skoda está a introduzir o serviço Pay to Park na República Checa e a lançar a nova funcionalidade Pay to Fuel, que permite pagamentos sem dinheiro ao estacionar e abastecer diretamente através do sistema de infotainment da Skoda. Durante o reabastecimento, o serviço Pay to Fuel utiliza o sistema GPS do veículo Skoda para detetar a localização e pede ao cliente para introduzir o número da bomba. Este processo automatizado descarta a necessidade de filas para pagar, ao simplificar este processo.

Da mesma forma, o serviço Pay to Park identifica automaticamente a zona de estacionamento e trata automaticamente dos pagamentos. Se necessário, os clientes podem facilmente prolongar o seu tempo de estacionamento através da App MySkoda Essentials. Tanto o Pay to Park como o Pay to Fuel utilizam o cartão de crédito registado no sistema de infotainment para transações simples.

DigiCert

O Skoda Digital Certificate, disponível através do Care Connect Remote Access, oferece aos clientes uma gama abrangente de dados do veículo que podem ser particularmente úteis no momento da venda. Isto inclui a identificação do veículo, as características técnicas, a atual quilometragem, o serviço pré-pago e as extensões de garantia, bem como o histórico de serviço completo.

Ao dar acesso a estas informações, a qualquer altura, os clientes evitam a necessidade de visitar um concessionário e pagar por certificados individuais. O DigiCert regista automaticamente a quilometragem do veículo numa base semanal assim que os serviços Skoda Connect Remote Access são ativados. Ao vender um automóvel usado, o DigiCert aumenta a confiança no veículo, elevando, em última análise, o seu valor de revenda.

Offers

Através do serviço Offers, os clientes da Skoda podem receber convenientemente ofertas em tempo real de parceiros premium enquanto conduzem. Estas ofertas são adaptadas mediante a localização GPS do veículo, nas rotas mais frequentemente utilizadas e noutros dados do veículo. Estes parceiros incluem estações de serviço, fornecedores de bebidas, lojas e, em determinados mercados, os nossos concessionários.

Quando as ofertas ficam disponíveis, são apresentadas diretamente no sistema de infotainment do veículo. Os clientes podem facilmente confirmar uma oferta ao clicar nela ou ao digitalizar um código QR a partir do ecrã. Recebem, de seguida, um código de barras por e-mail ou através da aplicação MySkoda, que pode ser trocado pelo produto ou serviço pretendido.

HoppyGo

No âmbito do Skoda X, o serviço de car-sharing HoppyGo está a ser transformado numa plataforma de mobilidade versátil, que pode agora ser utilizada pelos concessionários Skoda para organizar test-drives personalizados. O HoppyGo pode, assim, dar aos clientes uma valiosa experiência em primeira mão ao conduzir um Skoda Enyaq iV, que lhes permite tomar decisões informadas quando consideram a compra de um veículo elétrico.

Charging Hub

O sistema de armazenamento de energia inclui módulos de bateria reaproveitados de veículos Skoda Enyaq iV anteriores. Este processo de reutilização representa uma forma excecionalmente eficiente de reciclagem, ao maximizar a capacidade residual, enquanto prolonga a vida útil global da bateria.

Ao implementar esta solução de armazenamento de energia, a pressão sobre as baterias de alta qualidade é significativamente reduzida, o que lhes permite funcionar de forma fiável durante mais 10 anos, ou ainda mais. Além disso, o armazenamento de energia facilita a criação de infraestruturas de carregamento em locais onde a construção de um grande número de estações de carregamento seria, tecnicamente, inviável.

Ler Mais