Siemens lança sistema de deteção de estacionamento livre
A Siemens lançou em Berlim um projeto-piloto que visa simplificar a procura de um espaço de estacionamento.
Em termos práticos, a empresa instalou, para fins de teste e demonstração, sensores-radar em postes de iluminação de rua, que fornecem informações sobre a ocupação dos espaços para estacionamento. A rede de sensores instalada analisa uma área superior a 30 metros, que equivale a entre cinco a oito espaços de estacionamento.
O projeto está a ser desenvolvido no âmbito da investigação City2.e 2.0 e em cooperação com o Departamento do Senado do Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Berlim (SenStadtUm), o VMZ Betreibergesellschaft mbH, o Instituto para a Proteção do Clima, Energia e Mobilidade (IKEM) e o Centro de Inovação Robótica do Centro de Pesquisa Alemão de Inteligência Artificial (DFKI). Já os resultados só estarão disponíveis em 2016 e têm em vista comprovar um facto: se o trânsito provocado pela procura de estacionamento diminuir, então as próprias emissões de CO2 também reduzirão.
O projeto é ainda financiado pelo Ministério Federal Alemão para o Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Construção e Segurança Nuclear (BMUB).