Siemens Energy lança proposta de 4 mil milhões de euros para comprar Gamesa e retirá-la da bolsa espanhola

A alemã Siemens Energy comunicou que pretende comprar todas as restantes ações da fabricante espanhola de turbinas eólicas, por 18,05 euros por ação, onde atualmente detém uma participação de 67%. O objetivo é concretizar uma “integração total” do negócio.

Reconhecendo a energia eólica como “uma peça-chave da transição energética mundial”, a Siemens Energy sublinha, em comunicado divulgado no sábado, dia 21 de maio, que o portfólio de produtos e serviços da Gamesa passariam a ser um elemento essencial da sua estratégia de longo-prazo.

A empresa alemã aponta que os “recentes problemas de desempenho financeiro” da Gamesa motivaram a apresentação da oferta, avaliada em cerca de 4 mil milhões de euros. A Siemens Energy diz que a fabricante espanhola irá beneficiar da sua “expertise abrangente, especialmente nos campos da manufatura, das cadeias de abastecimento, e da gestão de projetos e clientes”.

“A total integração da SGRE [Gamesa] é uma importante etapa do posicionamento da Siemens Energy como um impulsionador da transição energética de soluções fósseis para soluções energéticas sustentáveis”, aponta da empresa alemã, que prevê que até 2030 tenha adicionado receitas de cerca de 50 milhões de euros geradas pelo novo negócio.

O negócio prevê a compra de 30% de capital em ações no mercado e 3% de ações detidas pelo fundo de investimento BlackRock. De acordo com dados do portal ‘Market Watch’, as ações da Siemens Gamesa estão a ser negociadas esta segunda-feira nos 17,8 euros, depois de no passado dia 10 terem caído para o valor mais baixo dos últimos dois anos, nos 12,83 euros.

A Siemens Energy aponta que ao retirar a Gamesa da bolsa permitirá “simplificar processos e caminhar em direção a uma estrutura corporativa mais ágil” e ter um corpo de liderança mais reduzido.

Estima-se que o negócio fique concluído durante o segundo trimestre do ano.

Ler Mais





Comentários
Loading...