Shein e Temu entram no negócio dos brinquedos mas estão a ser acusadas por falsificações

Os sites de comércio eletrónico Shein e Temu estão a expandir a sua presença no mercado global de brinquedos, numa tentativa de atrair consumidores americanos e europeus em busca de ofertas durante a Black Friday e a época natalícia.

Tradicionalmente focadas em vestuário e artigos domésticos a preços reduzidos, estas plataformas digitais estão agora a apostar neste segmento, revela a ‘Reuters’.

A Shein, conhecida pelos preços baixos de vestuário, já considera os brinquedos uma das suas categorias de crescimento mais acelerado, com um aumento de vendas de dois dígitos ano após ano. A Temu, por sua vez, tem registado uma subida nas pesquisas de brinquedos na sua plataforma, enquanto se prepara para abrir o seu mercado a novos vendedores nos EUA.

O crescimento das vendas de brinquedos na Shein e na Temu não está isento de controvérsia. Reguladores e fabricantes têm levantado preocupações sobre a venda de produtos falsificados, que podem infringir direitos de propriedade intelectual e levantar questões de segurança. A Mattel e a Spin Master, por exemplo, identificaram brinquedos nos sites que imitavam produtos licenciados, como os populares Hot Wheels e a boneca “Ms Rachel”.

Porta-vozes de ambas as plataformas afirmam que os vendedores devem garantir a autenticidade dos produtos e que têm equipas dedicadas à remoção de itens suspeitos. A Temu, por exemplo, removeu listagens de produtos falsificados após ser notificada, enquanto a Shein garante agir rapidamente contra fornecedores que violem as suas políticas.