“Sem mim, teria perdido a eleição. Que ingratidão”: sobe de tom a guerra aberta entre Musk e Trump

“Sem mim, Trump teria perdido a eleição. Que ingratidão.” Esta foi a resposta áspera de Elon Musk na rede social ‘X’ ao seu ex-amigo e aliado, o presidente dos Estados Unidos, após confessar que se sentiu muito “dececionado” com as críticas do magnata e agora ex-aliado ao seu plano tributário.

“Ele não disse nada de mau sobre mim, mas é isso que vem a seguir”, respondeu Donald Trump aos jornalistas, ao lado do chanceler alemão Friedrich Merz no Salão Oval da Casa Branca, acrescentando que, embora os dois tenham mantido um bom relacionamento, ele não sabe se isso acontecerá novamente.

“Elon e eu tínhamos um ótimo relacionamento. Não sei se continuará assim. Fiquei surpreendido. (…) Estou muito dececionado porque Elon conhecia os detalhes do projeto de lei melhor do que ninguém “, explicou Trump.

O republicano atribuiu os ataques de Musk ao projeto de lei à proposta de eliminar os créditos fiscais ao consumidor para veículos elétricos. No entanto, o CEO da Tesla declarou-se contrário ao projeto de lei porque, na sua opinião, aumentará a dívida.

“Estou muito dececionado com Elon. Ajudei-o muito”, reiterou Trump, que, quando questionado pela imprensa, declarou que teria vencido a eleição com ou sem Musk, o que levou a uma resposta do CEO da SpaceX.

Enquanto o republicano falava, Musk também escreveu no X: “Um projeto de lei fino e bonito para a vitória”, uma referência ao título oficial do projeto, “O Grande e Belo Projeto de Lei”.

“Sinto muito, mas não aguento mais. É uma abominação repugnante”, escreveu Musk na terça-feira passada sobre o megaprojeto de lei tributária de Trump. E na quarta-feira, chegou a recomendar o abandono do plano e a formulação de um novo.