Secretas da Rússia indicam que EUA pretendem retirar Zelensky da presidência da Ucrânia por estar “a escalar a guerra”
Os Serviços Secretos Estrangeiros (SVR) da Rússia acreditam que a “elite” dos Estados Unidos está a planear substituir Volodymyr Zelensky como chefe de Estado da Ucrânia, sendo que já há um substituto.
Em comunicado, citado pela agência de notícias ‘RIA Novosti’, o SVR – um dos ramos das secretas da Rússia e que se dedica a vigiar o que se passa no cenário internacional – destacou ter “informações” que apontam que a “insatisfação com Zelensky está a crescer entre a elite americana”.
Tanto no Partido Democrata como no Republicano, são cada vez mais as “vozes” que criticam a ajuda militar “que Kiev está a receber” dos Estados Unidos: de acordo com o relatório, Zelensky está a tomar “passos arriscados” e a “escalar” a guerra “além da Ucrânia”, em referência à ofensiva em Kursk – nesse sentido, os EUA procuram uma figura “menos corrupta” do que o atual presidente ucraniano.
De acordo com as secretas russas, os americanos preparam-se para lançar uma campanha para desacreditar Zelensky, forçando-o a abandonar o cargo, sendo rendido pelo antigo ministro da Administração Interna, Arsen Avakov. “Os americanos consideram como pontos fortes de Avakov a sua proximidade com os grupos nacionalistas ucranianos e os seus contactos próximos com os líderes dos países europeus”, refere o relatório.
Já não é o primeiro relatório das secretas russas que apontam este cenário – o primeiro foi divulgado em dezembro de 2023 e o mais recente em maio de 2024.