
Se escolheu esta cor para o seu carro, a ciência pode ter motivos para duvidar da sua inteligência
Branco, preto e cinza. Essas são as cores mais comuns nos carros, sendo que a crença popular ajuda a explicar o motivo pelo qual são escolhidas: são intemporais, mais fáceis de limpar e menos chamativas. No entanto, apontou o jornal espanhol ‘El País’, a ciência pode ter descoberto outras razões pelas quais os condutores escolhem certas cores de carro em detrimento de outros… e as respostas podem não agradar a todos.
Num estudo da Universidade de Groningen, nos Países Baixos, foram examinadas as escolhas dos compradores de carros com base na cor da sua carroceria. Começando pelas mais vendidas, os investigadores têm uma ideia clara do que se passa na cabeça daqueles que escolhem o cinza. É uma cor associada à sobriedade, mas o estudo diz que é chata e sugere falta de interesse em se destacar (o que não é necessariamente um motivo negativo). No entanto, pessoas que optam por um carro cinza tendem a ser mais conservadoras e menos criativas.
Por outro lado, embora não seja uma tonalidade muito popular, os investigadores da Universidade de Groningen apontam que o castanho é uma cor associada a pessoas prudentes e até mesmo simples. Junto com o amarelo, essas três cores são associadas por este estudo aos motoristas “menos inteligentes”.
E a verdade é que o amarelo, embora possa parecer uma cor original de carro, é, de acordo com os investigadores, um tom escolhido por pessoas com criatividade superficial. Ou seja, querem destacar-se, mas não têm gostos pessoais ou estéticos muito fortes.
Por último, vários estudos psicológicos realizados na última década confirmaram que os motoristas mais inteligentes escolheram a cor branca para os seus carros.