Santander Asset Management lança fundo de mercado monetário na Europa para clientes institucionais
A Santander Asset Management (SAM) lançou o seu primeiro fundo de mercado monetário na Europa, direcionado a clientes institucionais, empresariais e de elevado património. Este novo fundo responde à crescente procura de soluções para gestão de liquidez a curto prazo.
O Santander Money Market Fund EUR VNAV, domiciliado no Luxemburgo, estará disponível inicialmente em Espanha, Portugal e Alemanha, com a previsão de expansão para outros países europeus onde o Grupo Santander opera.
O fundo investe em ativos de curto prazo, como depósitos, papel comercial, certificados de depósito e obrigações soberanas a curto prazo, todos denominados em euros. O objetivo é oferecer um rendimento regular e liquidez diária, preservando o capital dos investidores e minimizando a volatilidade.
A gestão do fundo será feita pela Santander Asset Management Luxemburgo, em parceria com a Amundi Asset Management. Este novo produto, destinado a clientes com património elevado, oferece vantagens como liquidez elevada, diversificação, controlo de risco e uma carteira de baixa volatilidade, conferindo estabilidade ao valor líquido dos ativos.
Samantha Ricciardi, CEO da Santander Asset Management, afirma que “este fundo permite-nos completar a nossa oferta de produtos e dar resposta à crescente procura de soluções de investimento para a gestão de liquidez de empresas e instituições Este é um mercado em expansão que registou as maiores entradas líquidas nos últimos anos, com mais de 253 mil milhões de euros de fluxos líquidos desde setembro de 2022 (fonte: Broadridge)”.