Saiba quais os serviços em que as mulheres recebem o mesmo que os homens, segundo revela plataforma online

Em 2022, os serviços prestados através da plataforma ‘Fixando’ nos quais homens e mulheres praticaram, em média, preços mais semelhantes foram banhos e tosquias para animais, astrologia e tarot, design de interiores, espiritualidade, coaching, fisioterapia, massagens, aulas de defesa pessoal, design gráfico e cursos de primeiros socorros, segundo revelou esta quarta-feira a plataforma de contratação de serviços.

A propósito da comemoração do Dia Internacional da Mulher, a ‘Fixando’ fez uma análise junto dos mais de 60 mil especialistas inscritos na sua plataforma e aos preços praticados por homens e mulheres durante o ano passado.

Segundo a aplicação, apesar da disparidade salarial que, de forma generalizada, prejudica as mulheres no mundo do trabalho, algumas áreas do sector terciário estão mais próximas de uma equidade remunerativa em função do género, porque são os próprios especialistas que podem definir os preços que praticam.

“Ainda que o sector terciário permita aos trabalhadores independentes um maior controlo sobre o valor que cobram pelo seu trabalho, ainda há um longo caminho a percorrer para acabar com a disparidade salarial entre homens e mulheres”, apontou Alice Nunes, diretora de Novos Negócios da ‘Fixando’.

Segundo a mesma responsável, para além da disparidade salarial ser injusta, prejudica também a economia como um todo, pois se as mulheres tiverem mais oportunidades para apostar na sua formação e desenvolvimento profissional, o contributo para o crescimento da economia seria muito mais significativo.

A empresa assinalou ainda que, no último ano, o número de mulheres inscritas na ‘Fixando’ para a prestação de serviços ultrapassou, pela primeira vez, o número de homens, totalizando atualmente 56% dos especialistas registados na plataforma. Há um ano atrás, as mulheres representavam 49% dos especialistas.

Categorias na ‘Fixando’ com maior equidade salarial (diferença percentual de preços praticados por mulheres, face aos homens, em 2022):

– Curso de Primeiros Socorros (-5,33%)
– Design Gráfico (-5,05%)
– Aulas de Defesa Pessoal (-4,7%)
– Espiritualidade (-1,68%)
– Astrologia/Tarot (-0,32%)
– Banhos e Tosquias para Animais de Estimação (0%)
– Design de Interiores (+1,77%)
– Coaching (+3,32%)
– Fisioterapia (+3,94%)
– Massagens (+4,08%).

Ler Mais