Sabia que com a água a meio da porta do carro, já não a consegue abrir? Eis o que deve fazer (sem entrar em pânico)

Se estiver numa situação em que a água já está a um nível a meio da porta do carro, a solução é sair pela janela – o alerta chegou de Paulo Santos, comandante dos bombeiros de Carcavelos, que explicou, à ‘TVI’, o que fazer caso o seu veículo seja apanhado numa inundação.

O comportamento de muitos condutores perante um lençol de água é de risco, lamentou o responsável. “O veículo acaba por parar e as pessoas vão começar a sentir a água a entrar pelas frestas da porta e começam a entrar em pânico”.

“Com a água a meio da porta do carro, já se torna difícil abrir a porta do carro devido à diferença de pressão”, explicou o comandante, pelo que a solução é sair pela janela, recomendando mesmo que se tenha um pequeno martelo no carro para, numa situação dessas, “partir os vidros” e assim sair do veículo.

O mau tempo registado em Portugal na noite da passada quarta-feira provocou um total de 1.977 ocorrências, destacando-se o distrito de Lisboa com 913, anunciou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. Maioritariamente, as ocorrências foram inundações em via urbana e inundações de habitações.

“Houve um total de meios envolvidos de 4.247 operacionais dos diferentes agentes de Proteção Civil, com uma grande percentagem dos corpos de bombeiros e um total de 998 meios terrestres”, indicou.

O mau tempo registado na Grande Lisboa provocou 27 desalojados – nove em Odivelas, seis na Amadora e 12 em Loures – que estão instaladas em zonas de apoio à população.

Ler Mais





Comentários
Loading...