Sabia que a gasolina tem um prazo de validade? Veja quanto tempo dura no seu depósito antes de poder causar danos no motor

Sabia que a gasolina tem um ‘prazo de validade’ no seu depósito?

Na verdade, ‘dura’ apenas quatro semanas. Há formas de prolongar a sua vida útil… mas não muito.

Segundo a ‘Popular Mechanics’, a gasolina deixada no depósito do seu veículo pode expirar em menos de quatro semanas. Com um armazenamento adequado, como por exemplo num jerrycan, pode aguentar-se entre 3 e 6 meses. Além disso, há estabilizadores de combustível podem aumentar a vida útil de entre 1 e 3 anos, em condições ideais.

E porque há um prazo baixo de validade?

O que pomos no tanque de combustível não é o mesmo que é extraído do solo. São retiradas impurezas e acrescentadas diversas substâncias, como etanol e agentes antiferrugem, o combustível torna-se mais perecível.

“Se houver etanol na gasolina, pode começar a ‘sugar’ o vapor de água do ar e pô-lo na gasolina”, revelou o engenheiro químico Richard Stanley à ‘Live Science’. “E ninguém quer água no motor pois esta começa a corroer o sistema.”

Além disso, as olefinas adicionadas são particularmente suscetíveis à oxidação – estas começam a reagir com o oxigénio do ar, o que cria uma espécie de goma que pode causar danos ao motoro do seu carro.

Há outras formas de a gasolina se estragar. Como o combustível é composto apenas dos hidrocarbonetos mais leves do petróleo bruto, deixá-lo por muito tempo pode resultar na evaporação de algumas dessas moléculas.

Por último, um aviso: se tentar ligar o carro no verão com gasolina que esteja no tanque desde o inverno, isso pode ser um problema. Porquê? As petrolíferas mudam as misturas presentes na gasolina de estação para estação, considerando o calor ou o frio próprio da época do ano.

Ler Mais