
Sabe qual é o momento da semana mais difícil para estacionar nas cidades portuguesas?
Estacionar é, em qualquer cidade, um momento de stress. Um estudo do EasyPark Group, em Portugal, apontou que 64,5% dos condutores afirmou que sofre de stress ao conduzir, sendo que 55,3% considera que o estacionamento é um dos problemas para a mobilidade urbana, um problema que aumenta de acordo com a hora de estacionar.
Segundo estatísticas da aplicação EasyPark, sexta-feira às 15h é o momento da semana em que mais pressão existe sobre o ecossistema de estacionamento, tornando-se na hora em que é mais complicado estacionar.
De facto, as quintas e as sextas-feiras são os dias de ponta para estacionar em Portugal, sendo que no último dia da semana existe uma outra hora de ponta, às 12h. Já nas quintas-feiras, é entre as 15h e as 16h que pode ser mais difícil estacionar dada a afluência de condutores.
Em contra-horário, são os domingos de manhã os momentos em que é mais fácil de estacionar, sobretudo pelas 9 horas. De facto, os fins de semana são, naturalmente, os períodos em que a pressão no estacionamento é mais reduzida.
Além do mais, os dados da EasyPark revelaram uma tendência superior no uso do estacionamento nos primeiros dez dias de cada mês, após os quais se produz um decréscimo progressivo. Este padrão pode vincular-se a uma maior atividade comercial nas primeiras semanas e outro tipo de gestão familiar e comercial que se costumam concentrar no início de cada mês, e que se reduzem à medida que os orçamentos familiares vão diminuindo com o avançar dos dias.
Gestão eficiente do estacionamento é um desafio constante para a mobilidade urbana
Segundo dados da Statista, a tendência do uso de viaturas de maiores dimensões, sobretudo os SUV, tem vindo a manter-se em Portugal, o que dificulta o estacionamento, considerando que os lugares de estacionamento estão desenhados para viaturas de menor dimensão.
A esta tendência junta-se o facto de que, segundo dados da EasyPark, o mercado automóvel de veículos de maior dimensão representa 46% das vendas do setor e já supõe um total de 15% dos veículos na Europa, tornando mais difícil o estacionamento e que as viaturas entrem nos lugares designados. De facto, 42,4% dos condutores portugueses afirmam que os lugares são pequenos para os carros atuais, segundo dados da EasyPark.
“Os padrões de estacionamento não apenas afetam a mobilidade, mas também influenciam a planificação urbana e a gestão do espaço público”, salientou Jennifer Amador Tavares de Sousa, diretora para Portugal do EasyPark Group. “Num futuro próximo será importante que os municípios implementem soluções de mobilidade que otimizem o uso do espaço público e melhorem a experiência dos utilizadores ao procurarem estacionamento apoiando-se em soluções tecnológicas, como as aplicações de estacionamento ou sistemas de gestão inteligente, e dados que facilitem a deslocação dos cidadãos, sejam nacionais ou internacionais, dentro das cidades portuguesas.”