Sabe qual é o modelo de telemóvel mais vendido da história? Uma pista: não é da Apple ou da Samsung

Os smartphones são cada vez uma extensão do nosso corpo – o telemóvel acompanha-nos para todo o lado. Os números de vendas destes aparelhos ultrapassou os milhares de milhões nos últimos anos, o que coloca a questão: qual é o modelo mais vendido de sempre?

E uma surpresa, não vem da Apple ou da Samsung, dois dos gigantes do setor, o recordista do modelo mais vendido da história.

Na verdade, não poderia ser outro que não o mítico Nokia 1100 que desde que foi lançado em 2003 já vendeu mais de 250 milhões de unidades, embora atualmente já não seja produzido. Mas a marca finlandesa ocupa a segunda posição deste ranking, com o Nokia 1110, que vendeu mais de 248 milhões de unidades.

No top de vendas constam diversos modelos da marca finlandesa, que durante grande parte do final dos anos 1990 e início de 2000 foi uma empresa dominante no setor – praticamente monopolista, segundo indicou esta quinta-feira o jornal espanhol ‘El Economista’. É preciso descer ao sétimo posto para encontrar um modelo que não seja da Nokia – no top 6 estão vários modelos da Nokia que ultrapassaram as 150 milhões de unidades vendidas.

O Samsung E1100, que saiu em 2009, obteve 150 milhões de vendas antes de ser descartado. No décimo posto, está o Motorola RAZR V3, que ultrapassou 130 milhões de unidades vendidas. Para encontrar um iPhone, é preciso descer até à 13ª posição, especificamente o modelo 6 que foi lançado em 2014 e alcançou mais de 100 milhões em vendas.