Sabe qual é a melhor velocidade para economizar o máximo combustível possível?

Quando se pretende economizar combustível, os condutores aplicam vários métodos para otimizar o gasto com gasolina ou diesel. No entanto, quase todos esses ‘truques’ interferem diretamente com a segurança dos ocupantes do veículo e demais utilizadores da via.

Algumas, como a verificação do estado dos filtros ou dos pneus, devem ser feitas paradas; outros, por outro lado, devem ser adotados quase como hábitos de direção, como usar corretamente a relação de marchas ou manter uma distância de segurança considerável do carro da frente.

Um dos mais ‘populares’ consiste em conduzir o mais longe possível a uma velocidade constante, sem acelerar ou travar bruscamente. É relativamente fácil de conseguir, de forma automática, em carros mais recentes, que possuem ‘cruise control’, mas também manualmente em veículos que não possuem essa tecnologia. Para seguir este conselho, basta que os motoristas mantenham a força do pé do acelerador.

Este método de economia é muito difícil de implementar em áreas urbanas mas relativamente fácil quando praticado em autoestradas. No entanto, vale a pergunta: a que velocidade deve-se conduzir quando procura a economia máxima possível?

“O consumo ideal de combustível dá-se aos 90 km/h. Se aumentar para os 120 km/h, o consumo aumenta 30%”, relatou a Direção-Geral de Trânsito (DGT) ao jornal espanhol ‘El Economista’.

Ler Mais