
Sabe qual é a bebida melhor para se manter hidratado no meio deste calor? (e não, não é a água)
Quando está com sede e precisa de beber algo, quais são as bebidas melhores para o manter hidratado?
Pode pensar imediatamente em água, mas, de acordo com um estudo da Universidade St. Andrews, na Escócia, o H20 não é a bebida mais hidratante que existe. De acordo com os cientistas, embora a água – com ou sem gás – faça um bom trabalho a hidratar o corpo rapidamente, bebidas com um pouco de açúcar, gordura ou proteína fazem um trabalho melhor em nos manter hidratados por mais tempo.
O motivo tem a ver com a forma como os nossos corpos respondem às bebidas, de acordo com Ronald Maughan, professor da Faculdade de Medicina de St. Andrews e autor do estudo. Um fator é o volume de uma determinada bebida: quanto mais se bebe, mais rápido a bebida sai do estômago e é absorvida pela corrente sanguínea, onde pode diluir os fluidos corporais e hidratá-lo.
O outro fator que afeta a hidratação de uma bebida está relacionado à sua composição nutricional. Por exemplo, descobriu-se que o leite é ainda mais hidratante do que a água pura, pois contém lactose, açúcar, alguma proteína e alguma gordura, que ajudam a retardar o esvaziamento de líquidos do estômago e a manter a hidratação por mais tempo.
O leite também contém sódio, que age como uma esponja e retém água no corpo, resultando em menos urina produzida.
A equipa de pesquisa da Universidade St. Andrews testou 13 bebidas comuns para verificar como elas impactam a hidratação. Eis as mais hidratantes num período de quatro horas:
1º Leite desnatado
2º Soluções de reidratação oral (como Pedialyte ou Liquid IV)
3º Leite integral
4º Sumo de laranja
5º Cola
6º Cola Diet
7º Chá frio
8º Chá
9º Bebida desportiva
10ª água
11º Água com gás
12º Cerveja
13º Café.
“Este estudo diz-nos muito do que já sabíamos: eletrólitos – como sódio e potássio – contribuem para uma melhor hidratação, enquanto as calorias em bebidas nos diz muito do que já sabíamos: eletrólitos — como sódio e potássio — contribuem para uma melhor hidratação, enquanto calorias em bebidas resultam num esvaziamento gástrico mais lento e, portanto, libertação mais lenta de urina”, referiu Melissa Majumdar, nutricionista, personal trainer e porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética que não esteve envolvida no estudo.