O mistério sobre o paradeiro de Putin. Onde está o Presidente da Rússia?

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, passou grande parte da pandemia a viver em isolamento quase total. Após o início da invasão russa da Ucrânia, Putin tem-se encontrado com frequência com os seus ministros e outras personalidades. A contradição no comportamento do presidente russo está a alimentar os rumores de falsos encontros e as suspeitas de que Putin está escondido num bunker, avança o Corriere della Sera.

Os rumores apontam para o recurso a imagens holográficas nos alegados falsos encontros do líder russo, e para que esteja novamente em isolamento numa das suas muitas residências ou num bunker.

Os movimentos de Putin sempre foram vigiados de perto pelos elementos do FSO, o serviço de segurança presidencial, e sempre tiveram em conta cenários de eventuais ataques a Putin. Por exemplo, a circulação é cortada quando a caravana de carros em que segue desloca-se em Moscovo, e a caravana segue a alta velocidade para evitar qualquer míssil terrestre.

Outro exemplo é o facto de que Putin raramente passa noites no Palácio do Kremlin, onde está a residência oficial do presidente da Rússia. Ao invés, Vladimir Putin prefere viver na residência de Novo-Ogaryovo, situada a 15 quilómetros de Moscovo.

Mas há várias propriedades nas quais o chefe de Estado russo passa tempo e onde poderá estar nesta altura.

Entre as residências que frequenta, sobressaem a Bocharov Ruchej, de Sochi, junto ao mar Negro. Aqui, o presidente está sempre protegido por um barco que patrulha as águas em torno da residência e por mergulhadores. O Palácio de Gelendzhik, também no mar Negro, levou anos a ser construído e é igualmente uma possibilidade para a estadia de Putin.

Putin também costuma optar pela residência de Zavidovo, localizada na região de Tver, perto de Moscovo. Este era o local preferido do antigo presidente Boris Yeltsin. Perto do Volga fica a propriedade de Valdaj, onde Putin recebia regularmente convidados internacionais.

O Palácio Konstantinovsky, com vista para o golfo da Finlândia, também é frequentado por vezes. Na Crimeia, anexada em 2014, há uma residência estatal em Oreanda, onde Leonid Breznhev, um dos líderes da União Soviética, esteve na década de 70. Há ainda residências não oficiais que foram atribuídas a Putin.

Agora, os bunkers. O presidente da Rússia tem vários à sua disposição. Desde logo tem os bunkers de Estaline, construídos durante a Segunda Guerra Mundial, e bunkers nos Urais. Em Altai, perto da fronteira com a Mongólia, também há um bunker no qual se especulou recentemente que seria o local para onde teria sido levada a família de Putin após a invasão da Ucrânia.

Ler Mais