Rússia vai impedir que investidores não-residentes acedam ao dinheiro no país até as sanções serem levantadas

O ministro das Finanças russo diz que os “estrangeiros de países hostis” continuarão a não poder aceder aos seus capitais, enquanto os países que sancionaram a Rússia mantiverem congeladas as reservas russas de ouro e de moeda estrangeira.

Num discurso na Universidade de Finanças em Moscovo, Anton Siluanov, citado pela agência de notícias russa Interfax, sublinha que o governo russo tem revogado progressivamente algumas das medidas restritivas que tinha imposto à circulação de moedas estrangeiras no país, e que o objetivo é levantar totalmente as restrições.

Contudo, avisa que isso só acontecerá quando as sanções contra a Rússia forem removidas ou quando forem descongelados os ativos e as reservas que o país detém sob a forma de capital estrangeiro. “Nós respondemos na mesma moeda: congelámos e não vamos libertar esse dinheiro”, aponta Siluanov, acrescentando que os bens russos foram “roubados”.

De acordo com as informações avançadas pela agência noticiosa, as reservas congeladas de moeda estrangeira da Rússia totalizam cerca de 543 mil milhões de euros.






Comentários
Loading...