
Rússia usa pela 1.ª vez nova bomba de fragmentação modificada e atinge posições ucranianas em Donetsk (com vídeo)
A Rússia usou pela primeira vez bombas de fragmentação modificadas em engenhos planadores, e usou-as para atacar forças ucranianas na frente de combate a sul.
Vários vídeos publicados em canais de Telegram ligados às forças de Moscovo, mostram o que parece ser a primeira vez que este tipo de munições adaptadas foram utilizadas na guerra com a Ucrânia.
The first documented use of RBK-500 five-hundred-kilogram cluster bombs by Russian forces in Donetsk. pic.twitter.com/pOqgF2HzmN
— Clash Report (@clashreport) November 19, 2023
As imagens permitem ver centenas de explosões quase simultâneas numa zona de campo. Segundo o Instituto para o Estudo da Guerra, que dá conta dos inúmeros relatos nas redes sociais, as informações apontam que as tropas de Putin tenham levado a cabe um “grande ataque aéreo” com recurso a bombas de fragmentação RBK-500, que foram adaptadas para funcionarem como bombas-planadoras, e utilizadas a sul de Donetsk.
Segundo informação confirmada pelo mesmo instituto, as bombas foram usadas contra as forças ucranianas perto da localidade de Staromayorske, perto da fronteira com a região de Zaporíjia e numa zona retomada em julho na contraofensiva de Kiev.
Segundo relatam bloggers militares, este foi o “primeiro grande ataque da Rússia na Ucrânia com esta arma com a modificação que a torna numa bomba-planadora”.
Em nota citada pela Newsweek, as Forças Armadas da Ucrânia negam quaisquer baixas no ataque, que descrevem como “não tendo tido sucesso”, apesar do aparato que as imagens divulgadas parecem apontar.