Rússia usa pela 1.ª vez nova bomba de fragmentação modificada e atinge posições ucranianas em Donetsk (com vídeo)

A Rússia usou pela primeira vez bombas de fragmentação modificadas em engenhos planadores, e usou-as para atacar forças ucranianas na frente de combate a sul.

Vários vídeos publicados em canais de Telegram ligados às forças de Moscovo, mostram o que parece ser a primeira vez que este tipo de munições adaptadas foram utilizadas na guerra com a Ucrânia.

As imagens permitem ver centenas de explosões quase simultâneas numa zona de campo. Segundo o Instituto para o Estudo da Guerra, que dá conta dos inúmeros relatos nas redes sociais, as informações apontam que as tropas de Putin tenham levado a cabe um “grande ataque aéreo” com recurso a bombas de fragmentação RBK-500, que foram adaptadas para funcionarem como bombas-planadoras, e utilizadas a sul de Donetsk.

Segundo informação confirmada pelo mesmo instituto, as bombas foram usadas contra as forças ucranianas perto da localidade de Staromayorske, perto da fronteira com a região de Zaporíjia e numa zona retomada em julho na contraofensiva de Kiev.

Segundo relatam bloggers militares, este foi o “primeiro grande ataque da Rússia na Ucrânia com esta arma com a modificação que a torna numa bomba-planadora”.

Em nota citada pela Newsweek, as Forças Armadas da Ucrânia negam quaisquer baixas no ataque, que descrevem como “não tendo tido sucesso”, apesar do aparato que as imagens divulgadas parecem apontar.

Ler Mais



Comentários
Loading...