
Rússia lança nova ameaça nuclear e mostra preparação de míssil que atinge 34 mil km/h (com vídeo)
O canal estatal russo Zvezda transmitiu imagens do Ministério da Defesa da Rússia que mostram as forças deste país a carregar um míssil nuclear hipersónico numa plataforma de lançamento, com o vídeo do momento a tornar-se rapidamente viral nas redes sociais.
As imagens voltaram a trazer à tona os receios de uma escala nuclear na Guerra na Ucrânia.
LATEST: Russia deploys a hypersonic missile system capable of nuclear attack
Russia's rocket forces loaded an ICBM equipped with the nuclear-capable "Avangard" hypersonic glide vehicle into a launch silo in southern Russia, according to the defense ministry.
CC: @swasrao pic.twitter.com/rrd4pXAPgi
— Schrödinger (@thewittynoise) November 17, 2023
Segundo a Reuters, na quinta-feira o míssil balístico hipersónico intercontinetal ‘Avangard’, que tem capacidade nuclear foi colocado num silo de lançamento e depois, lentamente, elevado a uma posição vertical, sendo em seguida movido para num poço na região de Orenburg, no sul da Rússia.
O ‘Avangard’ foi revelado por Putin em 2018, sendo que o Presidente russo referiu-se ao equipamento como “uma arma da próxima geração”, desenvolvida em resposta à atualização de arsenais feita pelos EUA e a China.
Este míssil é capaz de viajar a 27 vezes a velocidade do som (qualquer coisa como 34 mil quilómetros por hora) e percorrer um distância de 6 mil quilómetros.
“O Avangard é invulnerável à intercetação por qualquer meio de defesa antimísseis existente e potencial do adversário potencial”, sublinhou Putin na altura que apresentou o míssil em questão.