Rússia está a construir instalações gigantescas de triagem de soldados russos mortos na Ucrânia, revelam serviços de Inteligência ucranianos

Na Rússia estão a ser construídas instalações de grande dimensão para realizar a triagem e armazenamento dos soldados mortos na invasão da Ucrânia, garantiu esta quarta-feira os serviços de Inteligência de Defesa ucranianos.

“Em Kursk e Rostov-on-Don, os russos estão a construir instalações de grande escala para classificar, analisar e armazenar os cadáveres do pessoal caído na guerra contra a Ucrânia”, garantiram os responsáveis, sendo que a área de cada instalação supera os 4 mil metros quadrados.

De acordo com Kiev, as instalações devem incluir: postos para realização de ações investigativas dos corpos; refrigeradores com mil câmaras frigoríficas; armazéns com caixões e outras necessidades funerárias; e salões de luto.

Para a Inteligência ucraniana, o custo estimado da construção em Rostov-on-Don é de aproximadamente 7,4 milhões de dólares (cerca de 6,9 milhões de euros), sendo que em Kursk é de 9,8 milhões de dólares (perto de 9,14 milhões de euros), sendo que o custo do equipamento de refrigeração deverá rondar mais de 11,729 milhões de euros.

“A Rússia terrorista não é capaz de esconder mais a escala de perdas de pessoas na guerra com a Ucrânia”, garantiram os serviços de Inteligência, que sublinhou que a construção dessas instalações confirma que o “regime de Putin está a enviar o seu exército de ocupação para uma linha mortal mas é incapaz de lidar com o fluxo de mortos”.