Rússia aumenta despesa militar em 20% este ano. Moscovo precisa de gastar mais para substituir equipamento destruído na guerra
O governo britânico avançou previsões que apontam para que os gastos da Rússia com a defesa aumentem para cerca de 74 mil milhões de euros, face aos 62,7 mil milhões de 2021.
O Ministério da Defesa do Reino Unido considera que Moscovo está a mobilizar toda a indústria da defesa para poder fazer face às exigências da guerra na Ucrânia, informa o ‘News Week’, salientando, no entanto, que a capacidade de resposta poderá não ser suficiente, principalmente devido ao peso das sanções ocidentais.
Fontes da Defesa britânica apontam que a Rússia continuará a ter problemas na produção de equipamentos e componentes de alta tecnologia, o que irá criar constrangimentos à substituição de material perdido nos combates na Ucrânia.
A informação surge numa altura em que o Presidente Volodymyr Zelensk reiterou pedidos aos países ocidentais para mais armas, especialmente equipamentos de artilharia de longo-alcance, para que a Ucrânia possa combater a artilharia pesada das forças russas e para poder ficar em pé de igualdade com os militares invasores.
Esta terça-feira, a Defesa britânica avançou ainda que o foco dos combates na Ucrânia estaria na cidade de Severodonetsk, no oblast de Luhansk, onde as forças russas destruíram as pontes que ligam essa cidade ao resto da região do Donbass, impedindo a evacuação de civis e a chegada de ajuda humanitária.