Rosa Grilo confessa que matou o marido com um tiro depois de o drogar

Rosa Grilo confessou esta terça-feira em tribunal que matou o marido, Luís Miguel Grilo – a confissão surpreendente decorreu quando era testemunha no julgamento da ex-advogada e do perito forense João de Sousa, acusados de favorecimento pessoal e suspeitos de plantar provas no caso da morte do triatleta.

Em tribunal, de acordo com a ‘CNN Portugal’, Rosa Grilo reconheceu que disparou quatro tiros com a arma do crime, dois dos quais para teste. “Os outros dois disparos fiz sobre o meu marido. Um na cabeça, o outro terá ficado no colchão. Ele estava a dormir profundamente, na noite anterior tinha acontecido algo muito desagradável”, sustentou, garantindo ter metido “meia dúzia de calmantes na comida”.

O corpo de Luís Grilo foi depois levado “para a garagem”, “embrulhado nos lençóis” e tapado “com lenha”, sendo que depois Rosa Grilo deslocou-se à “GNR dizer que o triatleta tinha desaparecido”. Reconheceu ainda que foi o seu pai que fez desaparecer a caixa de munições. “Deitou-as na barragem do Maranhão.”

O julgamento no tribunal em Vila Franca de Xira de Tânia Reis e João de Sousa prende-se com as suspeitas de interferência na investigação do homicídio. A acusação acredita que Tânia Reis e João de Sousa colocaram uma bala na banheira da casa de Rosa e Luís Grilo, de modo a tentar sustentar a tese de que o triatleta tinha sido assassinado por outras pessoas. O tribunal de júri que julgava Rosa Grilo decidiu não incluir no processo esta alegada descoberta, que acabou por ser investigada num processo à parte e que está agora em julgamento.

Rosa Grilo e o amante António Joaquim foram condenados a 25 anos de prisão em coautoria pelo homicídio de Luís Grilo, em julho de 2018, na sua casa nas Cachoeiras, em Vila Franca de Xira. Na acusação, o Ministério Público atribuiu a António Joaquim a autoria do disparo, na presença de Rosa Grilo, no momento em que o triatleta dormia.