Repsol investe 260 milhões. ‘Luz verde’ à maior descoberta de gás na Indonésia dos últimos 18 anos
A Repsol acaba de receber autorização do Grupo de Trabalho Especial para Atividades de Negócios Upstream de Petróleo e Gás (SKK Migas) para avançar com o seu plano de desenvolvimento do Bloco Sakakemang, a maior descoberta de gás na Indonésia nos últimos 18 anos.
A petrolífera, que prevê investir cerca de 260 milhões de euros no arranque deste campo, reforçará a prospeção durante o próximo ano. Segundo o adjunto de planeamento da SKK Migas, Jafee Suadin, a possibilidade de acelerar o Sakakemang é viável considerando a infraestrutura disponível. Além disso, não está dependente de descobertas adicionais.
A Repsol beneficiará da existência de uma rede de gasodutos no Sul de Sumatra, sendo que a distância relativamente curta permite que a produção de petróleo e gás de Sakakemang prossiga rapidamente.
A sublinhar a importância deste projeto e da presença da empresa neste país, a empresa recorda que, em 2017, produziu 15 milhões de barris de petróleo na Indonésia, principalmente através do ativo ‘Corridor’. Possui direitos mineiros em seis blocos, cinco para exploração e um para produção e desenvolvimento.
A presença da Repsol país completa-se fundamentalmente com o negócio de lubrificantes, uma aposta no mercado indonésio há já 20 anos, e com produção local desde 2006. Graças ao elevado crescimento das vendas nos últimos três anos, a Indonésia tornou-se o terceiro maior mercado de lubrificantes Repsol do mundo.
A Repsol registou mais de 50 descobertas de hidrocarbonetos entre 2007 e 2019. Destas, dez foram consideradas das maiores do mundo nos respetivos anos de descoberta. Mais da metade dessas descobertas estão atualmente em produção.