REN investiu 5 milhões de euros para ter 100% de hidrogénio na rede em 2024

A REN – Redes Energéticas Nacionais já investiu 5 milhões de euros para certificar as infraestruturas de transporte, armazenamento e distribuição de gás para veicular hidrogénio. Este investimento foi realizado no âmbito do  Programa de Conformidade de Ativos, no quadro do Programa H2REN.

O operador de rede quer obter a certificação para injeções até 10% de hidrogénio misturado com gás natural na Rede Nacional de Transporte e no Armazenamento Subterrâneo do Carriço, e até 20% na Rede de Distribuição operada pela REN Portgás até final deste este ano.

Até final de 2024, pretende-se alcançar a certificação para alcançar a veiculação de 100% nestas infraestruturas.

“A certificação é mais um passo para incorporar gases renováveis na rede de gás nacional, em particular o hidrogénio que, contrariamente ao biometano, carece de adaptações adicionais nas infraestruturas”, explica a REN em comunicado.

Esta operação contempla a realização de um conjunto de estudos técnicos iniciados em 2022, implicou até agora a contratação de mais de uma dezena de parceiros técnicos especializados, e os trabalhos estão a ser acompanhados e avaliados por uma entidade certificadora independente.

A REN explicou ainda que tem sistematizado as adaptações e investimentos necessários nas infraestruturas de transporte, armazenamento subterrâneo e distribuição de gás para receberem hidrogénio.

Ler Mais



pub
a carregar...

Comentários
Loading...