Reino Unido: Novo ministro das Finanças cancela “quase todos” os cortes fiscais anunciados há três semanas

O novo ministro das Finanças do Reino Unido anunciou esta segunda-feira um pacote de novas medidas, que representam uma completa reversão do ‘miniorçamento’ anteriormente apresentado pelo governo de Liz Truss e uma reversão das medidas políticas apresentadas pela primeira-ministra durante a sua campanha para liderar o Partido Conservador.

Jeremy Hunt anunciou o cancelamento de “quase todos” os aumentos de impostos previstos no anterior plano de Kwarteng, que foi demitido na passada sexta-feira. “Vamos reverter quase todas as medidas fiscais anunciadas no plano de crescimento, há três semanas”, explicou. Entre as medidas previstas, que ainda não avançaram no processo de apresentação parlamentar, inclui-se a suspensão de aumento de várias taxas de impostos,  o cancelamento da medida de compras sem IVA para turistas ou aumento da tributação nas bebidas alcoólicas.

Também a taxa base de impostos sobre os rendimentos, de 20%, vai permanecer “indefinidamente”, até as condições económicas do país permitirem a sua atualização. “É um valor profundamente Conservador, e que eu partilho. As pessoas devem ficar com maior quantidade de dinheiro perante o que ganham. Mas, num tempo em que os mercados estão a exigir compromissos para as finanças públicas seres sustentáveis, não é correto aplicar este corte nos impostos”, afirmou o ministro das Finanças.

As medidas, garante Hunt, representarão um ‘extra’ de mais de 35 mil milhões de euros para o Tesouro inglês.

Hunt confirmou que os tectos nos preços da energia se vão manter apenas até abril do ano que vem. Segundo relatou, Liz Truss concordou que seria errado fazer um compromisso a longo-termo desta menina, quando ainda não se sabe o que vai ocorrer nos mercados da energia no futuro.

Ainda assim, o governante garantiu que há previsão da medida ser revista e de um “sistema mais bem direcionado” ser posto em marcha para ajudar os ingleses a enfrentar as despesas das contas da eletricidade.

“Esta foi uma política muito importante, de apoio a milhões de pessoas durante um inverno que vai ser difícil. E eu hoje quero confirmar que este apoio, que estamos a garantir entre agora e abril, não vai mudar. O objetivo é que depois desenhemos uma nova abordagem, que vai custar menos aos contribuintes do que o planeado, ao mesmo tempo que garante apoio aos que mais precisam”, disse Jeremy Hunt.

O ministro das Finanças defendeu ainda cortes em “algumas áreas” da despesa pública. “Temo que teremos mais decisões difíceis pela frente, no que diz respeito a impostos e despesas, enquanto garantimos o nosso compromisso de redução da dívida a médio-prazo. Todos os departamentos vão ter que fazer o dobro do esforço para poupar e algumas áreas vão ter as despesas cortadas”, avisou Jeremy Hunt.

“Mas, como prometi, a nossa prioridade nas decisões difíceis que estão no horizonte são sempre os mais vulneráveis. E eu permaneço muito confiante nas previsões económicas para o Reino Unido, a longo-prazo, enquanto nós cumprimos a nossa missão pelo crescimento”, terminou Hunt.

A reversão das políticas inicialmente anunciadas por Truss pareceu ter o efeito esperado pelo governo, de estabilização dos mercados financeiros. Após o discurso de anúncio do ‘novo pacote’ de medidas de Jeremy Hunt, a libra registou valorização nos mercados mundiais.

Ler Mais