“Recuperação nas cinco maiores economias da Europa está a desacelerar”, alerta Moody’s
“A recuperação nas cinco maiores economias da Europa está a desacelerar”, alerta a agência Moody’s. na última edição do seu ‘Covid Recovery Monitor Europe’. A agência argumenta que “a cautela e a incerteza permanecem altas após um aumento recente nos casos do novo coronavírus”.
“O aumento das cautelas pode ajudar a limitar o ressurgimento do coronavírus, mas também afetará negativamente o consumo”, disse Vincent Allilaire, vice-presidente da Moody’s e diretor de crédito, autor do relatório.
“A confiança do consumidor permanece baixa e a atividade económica está a estabilizar abaixo dos níveis normais, com as férias de verão parcialmente obscurecendo as tendências.”
A Moody’s acrescenta que “a incerteza sobre um novo surto de vírus e a segurança no emprego podem afetar ainda mais a confiança do consumidor, que se recuperou apenas parcialmente desde que os bloqueios foram amenizados. Indicadores de gestão de compras (PMI) recuperaram ligeiramente acima do nível 50, em linha com o crescimento potencial fraco, mas positivo, da atividade de negócios nos próximos meses”.
A agência de classificação observa que os dados gerais de mobilidade mostram um retorno gradual aos níveis de fevereiro, embora o ritmo de melhoria esteja a diminuir e uma proporção significativa de funcionários continue a trabalhar em casa.
Embora as famílias como um todo tenham acumulado poupanças adicionais, isso “mascara uma situação profundamente desigual. Os trabalhadores com salários mais baixos foram os mais expostos a interrupções causadas pelo bloqueio e alguma perda de renda, embora tenham sido atenuados por benefícios de desemprego temporário. É improvável que essas famílias tenham acumulado dinheiro adicional durante os bloqueios”, reforçam os analistas.