“Recuperação económica traz oportunidades à gestão do risco”, mas Centeno quer Banca com perfil conservador
“O sector bancário europeu foi mais capitalizado e robusto do que na crise financeira anterior”, afirmou hoje Mário Centeno, durante a “CIRSF Conference 2021”, subordinada ao tema “The Financial System and the European economic recovery”.
“O mesmo se aplica aos bancos portugueses: aumentaram os rácios de capital através da emissão de instrumentos de capital e de resultados retidos. A posição de capital mais robusta também apoiou uma redução forte e contínua dos NPLs, melhorando assim a qualidade do crédito e reforçando o balanço”, defendeu o Governador do Banco de Portugal, para quem “o sector bancário foi capaz de suportar o choque pandemia imediato”.
“Recordo também que as medidas coordenadas e prontas tomadas (por instituições europeias, governos, bancos centrais, supervisores e reguladores), sem precedentes em termos de magnitude e alcance de medidas, asseguraram que os bancos faziam parte da solução”, acrescentou o ministro das Finanças, que ainda lembrou que a suspensão de dividendos terminou e os supervisores “voltaram ao escrutínio ordinário das distribuições, mas sempre com uma palavra de cautela”.
“A flexibilidade do capital tampão manter-se-á, pelo menos até ao final de 2022. Os supervisores estão cientes da importância da linha temporal para a reconstrução do tampão, ao mesmo tempo que apoiam a absorção de potenciais perdas Covid-19. É importante que as instituições de crédito continuem a prosseguir uma gestão de risco prudente e conservadora e a proceder a uma avaliação detalhada da viabilidade dos devedores, reconhecendo em tempo útil uma possível alteração do perfil de risco de crédito dos clientes”, explicou Centeno.
O governador sublinhou que a recuperação económica traz oportunidades à gestão do risco de crédito por parte das instituições de crédito. “A recuperação da economia europeia estabelece o pano de fundo para manter o ritmo e reduzir ainda mais o stock de NPL”, rematou o Governador do BdP.