Recuperação das ações já se “espalhou amplamente” levando investidores a encaixarem lucros, explica analista

Os mercados europeus oscilaram esta quinta-feira, com o sentimento de alta a fazer uma pausa, embora mantendo os ganhos recentes.

A recuperação das ações, impulsionada por apostas dovish na sequência de relatórios de inflação mais tímidos do que o esperado, já se espalhou amplamente. Na sequência de fortes subidas de preços na maioria dos índices de referência e de um dólar norte-americano mais fraco, muitos investidores realizaram lucros, o que levou a alguma consolidação ou a ligeiros recuos nesses mercados.

Além disso, os investidores e analistas também começaram a perguntar-se qual seria a reação da Reserva Federal aos recentes dados do IPC na sua reunião de dezembro, uma vez que a queda da inflação mais rápida do que o esperado pode levar os seus membros a reconsiderar a narrativa “mais alta por mais tempo”.

Dito isto, a maioria dos índices de referência das ações continua bem orientada, uma vez que os recuos continuam a ser limitados. O índice STOXX-50 subiu desde o sinal de abertura, com os sólidos ganhos das ações dos setores dos serviços públicos, industrial e imobiliário a compensarem as perdas no setor da energia e dos produtos cíclicos de consumo.

O mercado ainda negoceia acima da zona dos 4.300,0 pontos, a caminho de desafiar a resistência dos 4.330,0 pontos pela segunda vez.

Pierre Veyret
Analista técnico da ActivTrades