Quer investir em criptomoedas? Antes de entrar no mercado faça este “teste ao coração”

Para quem gosta de mercados, é difícil não resistir à tentação de investir em criptmoedas. A notícias das ascensões meteóricas dos principais tokens como a Bitcoin e a Ethereum enchem as páginas da imprensa económica. Assim deixamos alguns avisos que deve ler antes de entrar no incrível mundo da blockchain.

Aplicar dinheiro em criptomoedas é um investimento altamente especulativo

Volatilidade. É palavra certa e a “medula” das criptomoedas. Se tivesse investido o seu dinheiro em Bitcoin em abril de 2017, por exemplo, teria no início deste ano um retorno de 3.700%, porém se tivesse realizado essa mesma operação em janeiro, teria chegado a junho com menos de metade do dinheiro que aplicou.

As criptomoedas são sensíveis a notícias a tweets e a rumores. Neste mundo há uma exceção: as stablecoins, moedas digitais, cuja a oscilação de preço está diretamente ligada à variação de preço de uma moeda fiduciária como o euro ou o dólar, ou então outro ativo, como o ouro.

Esteja sempre preparado para perder dinheiro

Liberdade financeira requer consciência e autonomia. Como em qualquer mercado, investir em criptoativos vai fazê-lo perder dinheiro em algum momento. Nessa altura tente perceber se tal aconteceu por falta de conhecimento seu, ou por uma oscilação de mercado incontrolável. Por fim reflita se vale a pena continuar neste mercado. Se é sensível a este tipo de perdas, não invista.

Quem me protege? O Banco de Portugal? Quais são as regras aplicáveis?

Ninguém nem há regras aplicáveis. O Código dos Valores Mobiliários não é aplicável a estes casos, não sendo por isso também aplicável a jurisdição da Comissão de Mercado dos Valores Mobiliários.

Atualmente, o Banco de Portugal tem delineada uma estratégia para a gestão e regulação de ativos virtuais, não havendo ainda nenhuma norma em vigor. Não sendo esta uma moeda verdadeira e própria, a instituição financeira liderada por Mário Centeno não tem poder para controlar a sua “emissão e distribuição”.

Ler Mais





Comentários
Loading...