
Quase metade dos novos “unicórnios” de 2025 estão ligados ao setor da Inteligência Artificial
Desde que o termo “unicórnio” foi criado em 2013, referindo-se a startups privadas avaliadas em mais de 1.000 milhões de dólares, o cenário global passou por uma transformação impressionante. Se em 2013 existiam apenas 39 dessas empresas no mundo, em 2025, o número disparou, com 23 novas startups a atingirem esse status já no primeiro trimestre do ano.
De acordo com uma pesquisa da Finbold, 48% dessas empresas estão de alguma forma envolvidas com tecnologia de Inteligência Artificial (IA), um campo que se expandiu de forma exponencial.
Os EUA lideram, seguidos por Israel, Suécia e Reino Unido, que também contribuíram para o aumento do número de unicórnios de IA. Curiosamente, uma parte significativa dessas empresas tem foco em tecnologia de saúde, refletindo a crescente aplicação da IA em setores críticos.
A pesquisa revelou que sete das maiores startups de 2025 são de IA. A líder é a americana Abridge, uma plataforma de IA voltada para conversas clínicas, avaliada em 2,8 mil milhões de dólares (2,5 mil milhões de euros).
Outro destaque é a britânica Synthesia, uma empresa especializada em IA, machine learning e software as a service (SaaS), que está avaliada em 2,1 mil milhões de dólares (1,9 mil milhões de euros).
Entre as startups de IA, a OpenEvidence, uma empresa focada em saúde, encerra a lista de unicórnios com avaliação de 1.000 milhões de dólares (915 milhões de euros).
O fenómeno dos unicórnios de IA deve continuar a crescer em 2025, especialmente considerando o impacto da IA desde o lançamento do ChatGPT no final de 2022. Empresas como a Nvidia e a Palantir, que estão profundamente ligadas ao setor de IA, destacaram-se no mercado de ações, mostrando o potencial do setor.
A tendência de crescimento acelerado é sustentada pela atenção contínua que a IA recebe dos investidores e pelo lançamento de novas tecnologias, como o DeepSeek R1 e o agente de IA Manus. A expectativa é que, apesar de possíveis desafios económicos, o número de unicórnios de IA continue a crescer ao longo do ano.