
Quais as competências que vão definir os líderes de 2030? Estudo internacional com a participação da Nova SBE identifica-as
Os líderes empresariais de sucesso em 2030 precisarão de muito mais do que conhecimentos técnicos e domínio das áreas de negócio. De acordo com o mais recente estudo da Aliança Global CEMS – que reúne 33 das melhores escolas de gestão do mundo, incluindo a Nova SBE como única representante portuguesa – a liderança do futuro exigirá uma combinação única de capacidades humanas, digitais e interculturais.
A partir dos contributos de 20 empresas multinacionais parceiras, o estudo identificou cinco competências essenciais para os jovens profissionais que ambicionem liderar com impacto: rigor analítico com criatividade, pensamento empreendedor, inteligência cultural, especialização técnica com visão de gestão e fluência digital. Estas qualidades serão cruciais para tomar decisões informadas, liderar equipas diversas e impulsionar a inovação num mundo em rápida transformação.
O relatório sublinha ainda a importância crescente das competências sociais e humanas. Características como resiliência, humildade, autenticidade, ética, responsabilidade social e foco no bem-estar surgem como fundamentais para inspirar equipas e promover culturas organizacionais saudáveis e sustentáveis.
“Procuramos graduados que demonstrem flexibilidade – tanto nas tarefas que realizam quanto na abordagem à resolução de problemas,” disse Nicolas Barbier, Chief of Staff do BNP Paribas Portugal, Parceiro Corporativo do CEMS e da Nova SBE. “Estes são os indivíduos que vemos como tendo potencial de liderança – pessoas que podem crescer no pensamento estratégico, conectar os pontos e desenvolver soluções eficazes num contexto em rápida evolução. Também valorizamos uma perspetiva internacional. Os nossos graduados devem sentir-se confortáveis ao navegar por um ecossistema diversificado, trabalhando com colegas de várias nacionalidades e interagindo com confiança dentro de uma organização verdadeiramente global. Por fim, enfatizamos a capacidade de motivar os outros. Uma mentalidade coletiva é incrivelmente poderosa”