Putin viaja para a China em Outubro para “negociações bilaterais” com Xi Jinping, confirma Kremlin

O Presidente russo Vladimir Putin irá viajar para Pequim em outubro para “negociações bilaterais” com o seu homólogo chinês Xi Jinping, segundo o Kremlin, naquela que será a primeira visita ao estrangeiro de Putin desde que foi emitido um mandado de captura internacional pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o líder da Rússia.

A informação foi adiantada por Nikolai Patrushev, secretário do Conselho de Segurança da Rússia, que disse que a tentativa do ocidente de conter a Rússia e China levará a uma cooperação entre as duas potências mundiais.

“Em outubro, esperamos negociações bilaterais de fundo entre o Presidente russo Vladimir Putin e o Presidente chinês Xi Jinping, em Pequim”, indicou o responsável, citado pela agência de notícias russa Interfax, durante uma reunião em Moscovo com o principal diplomata da china, Wang Yi.

Putin irá assim participar no 3.º Fórum do Cinturão e Rota para Cooperação Internacional, após um convite de Xi Jinping, que surgiu quando o líder chinês visitou Moscovo, em março deste ano.