
Próximo Impreza será essencial para o sucesso da Subaru na Europa
[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]https://www.youtube.com/watch?v=mYYrVnnePxk[/youtube]
A Subaru procura regressar à ribalta no mercado europeu e um dos modelos que certamente terá um peso fundamental para que isso suceda é o novo Impreza. Revelado no Salão de Tóquio ainda no formato de concept, a futura geração do Impreza terá por missão restabelecer-se como uma força dentro do segmento C, dos compactos familiares, mas o modelo da marca nipónica não terá missão facilitada tendo em conta a concorrência cada vez mais apertada.
Com este concept, a Subaru revela qual a linha de design a seguir pela marca para o futuro, com traços agressivos à imagem do que já se tinha visto noutros protótipos como o WRX ou o Levorg, assentando naquilo que apelida de linguagem ‘Dinâmica e Sólida’ mas, mais do que isso, será também o primeiro automóvel a ser baseado numa nova plataforma que será igualmente partilhada com outros modelos futuros da marca, proporcionando dessa forma maior leveza geral.
Recorrerá, assim, a aços mais resistentes, mas igualmente mais leves, sendo de prever igualmente um grande passo em frente no que diz respeito à eficiência com a adoção de uma nova gama de motores. No caso da Europa, a escolha deverá recair no motor de 1.6 litros a gasolina sobrealimentado com potência em redor dos 170 cv, o qual combina turbo e injeção direta.
O novo Impreza insere-se dentro da estratégia de crescimento da Subaru definida como ‘Prominence 2020’, sendo de esperar igualmente que chegue a outros mercados globais como o europeu. É neste, aliás, que a versão de dois volumes do Impreza poderá ser uma mais-valia para a Fuji Heavy Industries, empresa-mãe da Subaru. Recorde-se, contudo, que o Impreza deixou de receber a sigla WRX associada, sendo este agora um modelo ‘independente’ dentro da própria marca nipónica.
Outra das premissas essenciais para este Impreza será a necessidade de incrementar a noção de qualidade geral, algo que na geração anterior ficava alguns furos abaixo da concorrência. No próximo modelo, esse aspeto será um dos mais importantes, a par do espaço interior, algo que a maior distância entre eixos (2670 mm) poderá ajudar em termos de volumetria para os ocupantes.
Esperam-se mais detalhes e novas informações sobre a nova geração do Impreza para o próximo Salão de Genebra, em março de 2016.