
Provas de leitura para alunos do 2.º ano arrancam hoje com foco na velocidade e fluência
Começam esta segunda-feira as provas de avaliação da leitura para os alunos do 2.º ano do ensino básico, um exercício que será realizado em todas as escolas públicas e privadas do país até ao próximo dia 20 de junho. O objetivo é avaliar a velocidade, fluência e precisão da leitura, sem impacto na nota final dos alunos.
O modelo de avaliação é simples e foi concebido para ser rápido, informal e não penalizador, segundo indica o Ministério da Educação. A iniciativa resulta de uma parceria entre o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), com o intuito de obter um diagnóstico precoce das competências de leitura das crianças em final de 2.º ano, uma etapa crucial no processo de alfabetização.
A realização da prova está a cargo de cada escola, que escolhe autonomamente a data concreta dentro do intervalo definido (de 9 a 20 de junho). A avaliação decorre em dois momentos distintos:
- Leitura individual em sala de aula: cada aluno será chamado individualmente pelo seu professor titular e terá de ler um texto-padrão, preparado especificamente para este exercício. A leitura será cronometrada, sendo registadas as palavras corretamente lidas por minuto e eventuais erros cometidos.
- Leitura em grupo na biblioteca: numa segunda fase, os alunos realizam uma atividade de leitura na biblioteca escolar, perante os colegas da turma. Este momento será acompanhado pelo professor bibliotecário, permitindo complementar a observação com uma dimensão mais social e coletiva da leitura.
Apesar de a prova não ter efeitos classificativos, os dados recolhidos serão analisados e utilizados pelas escolas e entidades responsáveis para identificar dificuldades e planear intervenções pedagógicas, especialmente junto dos alunos com menor desempenho.
O Governo tem vindo a destacar a importância de reforçar as competências de leitura nas idades mais precoces, apontando esta iniciativa como uma ferramenta essencial para prevenir insucessos futuros.
“A capacidade de ler com fluência e compreensão é uma competência fundamental para todas as aprendizagens. Ao identificar desde cedo os alunos que necessitam de apoio, estamos a dar-lhes melhores oportunidades de sucesso escolar”, refere fonte oficial do Ministério da Educação.
A Rede de Bibliotecas Escolares, envolvida na execução da prova, reforça que esta é também uma oportunidade de promover o papel das bibliotecas como espaços educativos e de estímulo à leitura, em articulação com os docentes das turmas.
O IAVE ficará responsável por agregar e tratar os dados recolhidos, permitindo às escolas terem acesso a um retrato geral e detalhado das competências de leitura dos seus alunos. Com base nesse retrato, os agrupamentos poderão ajustar os seus planos de ação, nomeadamente ao nível do apoio individualizado ou da organização de atividades de promoção da leitura.
Esta é mais uma medida integrada numa estratégia nacional de promoção da literacia, que tem vindo a ser reforçada nos últimos anos, com programas específicos para os primeiros ciclos do ensino básico.