Programa de desenvolvimento de literacia e competências digitais da Fundação Vodafone vai abranger 18.500 alunos em 2024/25

O programa de desenvolvimento de literacia e competências digitais da Fundação Vodafone, DigitALL, vai expandir-se no ano letivo de 2024/25, abrangendo 18.500 alunos em comparação com os 12.700 do ano anterior, um aumento de 46%. O projeto chegará a cerca de 700 turmas em 140 escolas espalhadas por 28 municípios, selecionadas através de candidaturas realizadas em abril.

Com o objetivo de promover a aprendizagem experiencial em crianças do primeiro e segundo ciclos, o DigitALL foca-se na utilização de dispositivos e recursos digitais, ao mesmo tempo que capacita professores em áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). As aulas, que têm a duração de 50 minutos semanais, permitem aos alunos desenvolver projetos com recurso a novas tecnologias, trabalhando competências técnicas, comportamentais e sociais.

O programa conta com 1.000 professores e 20 monitores que vão assegurar a transmissão dos conteúdos de forma presencial. Além disso, a plataforma DigitALL em Casa permite aos alunos realizar atividades de forma autónoma e remota.

O DigitALL conta com o apoio da Direção-Geral da Educação e com protocolos estabelecidos com Municípios e Agrupamentos de Escolas, reforçando o impacto na área da educação, especialmente nas áreas da Matemática e das Tecnologias de Informação e Comunicação.

O programa tem sido alvo de reconhecimento a nível nacional e internacional. No último ano letivo, foi distinguido na categoria de Educação dos World Summit Awards em Portugal e ficou no top 8 a nível mundial. Em 2022, foi também galardoado com o prémio de Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial.

Através da promoção das competências digitais desde os primeiros níveis de escolaridade, o DigitALL contribui para a preparação das crianças para as profissões do futuro e o cumprimento das metas da Década Digital em Portugal. Este objetivo é sublinhado pelo inquérito “21st Century Parents”, da Ipsos Germany para a Fundação Vodafone, que revela que os encarregados de educação portugueses são os mais otimistas quanto ao uso das tecnologias digitais nas escolas.

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