Primeiro-ministro da Eslováquia atingido a tiro. Suspeito já foi detido

O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, foi ferido esta quarta-feira num tiroteio em Handlova, e foi levado para o hospital. O governante ficou em “estado grave” mas não corre perigo de vida, segundo a imprensa local, e seguiu de urgência, a bordo de um helicóptero, para uma unidade de saúde em Banská Bystrica.

Segundo avança a televisão eslovaca TA3, após o líder populista ter sido atingido no tiroteio, foi detido um suspeito de ser o autor dos disparos. Foi divulgado um vídeo do momento:

Segundo avança a agência de notícias estatal TASR, citando o porta-voz do parlamento eslovaco, Ľuboš Blaha, Robert Fico foi atingido depois de uma sessão parlamentar que decorria em Handlova, a cerca de 150 quilómetros da capital Bratislava.

Blaha falava numa sessão do Parlamento, cujo funcionamento está suspenso até ordem em contrário.

O tiroteio teve lugar em frente à Casa da Cultura local, onde o primeiro-ministro se encontrava com os seus apoiantes. A polícia isolou o local.

Testemunhas relatam que os disparos foram ouvidos quando Fico e outros elementos do Governo saíam do encontro e cumprimentavam alguns apoiantes e populares que se encontravam à porta do local da reunião.

Segundo relatos avançados à TV eslovaca, ouviram-se entre três e quatro tiros, e Fico caiu logo ao chão. Terá sido atingido no peito e no estômago, adiantam testemunhas que estavam no local no momento do ataque.

A presidente eslovaca Zuzana Čaputová foi das primeiras figuras a reagir ao caso.

“Absolutamente chocada com o ataque brutal e imprudente de hoje ao primeiro-ministro da Eslováquia , Robert Fico, que condeno nos termos mais fortes possíveis. Desejo-lhe muita força neste momento crítico e rápida recuperação. Os meus pensamen
tos também estão com a sua família e pessoas próximas”, escreveu nas redes sociais.

Também Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, não tardou a “condenar o vil ataque” a Fico.

Não estão para já desvendadas as motivações do ataque, mas Fico tem sido uma figura controversa na Europa, devido ao apoio pouco entusiasta à Ucrânia, perante a invasão da Rússia, tendo já defendido que a única forma de Kiev por fim à guerra é abdicar de alguns territórios.

Da mesma forma, Fico também se opôs à adesão da Ucrânia à Nato.

Fico, recorde-se, foi eleito em outubro passado e prontamente suspendeu a ajuda militar da Eslováquia à Ucrânia, tratando de abrir canais de comunicação e encetar uma aproximação ao Kremlin.