Primeiro carro voador produzido em massa no mundo está a poucos meses de chegar

Pode parecer um cenário de ficção científica, mas os carros voadores poderão transportar passageiros pela Europa no próximo ano. De acordo com a empresa eslovaca Klein Vision, o seu ‘AirCar’, o primeiro carro voador produzido em massa no mundo, estará à venda no início de 2026.

Com um estilo de coupé desportivo, o bizarro híbrido — que tem quatro rodas e duas asas — ganha velocidade ao longo da pista antes de levantar voo. O avião de dois lugares pode libertar as suas asas retráteis em menos de dois minutos enquanto se prepara para a descolagem, antes de as guardar novamente no seu destino.

Stefan Klein, fundador da Klein Vision, afirmou que a AirCar “concretiza um sonho de uma vida” de levar o transporte aéreo de passageiros “às mãos das pessoas comuns”. “Com o lançamento do nosso protótipo de produção, estamos um passo mais perto de transformar a forma como o mundo se move, unindo a estrada e o céu numa nova dimensão de mobilidade pessoal.”

A Klein Vision estimou que o veículo esteja à venda nos primeiros três meses de 2026, mas não será barato. De acordo com um porta-voz da empresa, citado pelo tabloide britânico ‘Daily Mail’, o veículo custará mais de 800 mil dólares, mas poderá chegar ao milhão conforme as especificações – por exemplo, os compradores podiam escolher entre um motor de 280, 320 e 340 cavalos.

Após voos de teste bem-sucedidos, a Klein Vision garantiu que a versão mais recente do protótipo do AirCar está a ser trabalhada e testada.

O AirCar percorre cerca de 300 metros de pista, atingindo velocidades até 199 km/h, mas tem uma velocidade de cruzeiro de 259 km/h quando está no ar. Funciona com combustível comum de bomba de gasolina e pode transportar duas pessoas a uma altitude máxima de 18.000 pés graças a uma hélice entre a fuselagem e a cauda.

Embora movido a gasolina, o AirCar tornar-se-á elétrico “assim que a densidade de energia das baterias for suficientemente boa”, apontou o cofundador Anton Zajac.

Quando for colocado à venda, o AirCar será adequado para viagens de lazer ou como um serviço de táxi comercial ao estilo Uber, referiram os responsáveis.