Primeira fase de candidaturas ao Ensino Superior termina esta segunda-feira. Este ano, há mais 671 vagas
Termina hoje o período de apresentação da candidatura à 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior.
Recorde-se que a primeira fase do concurso terá 54.311 vagas, o que representa um aumento de 671 vagas face ao ano passado, revelou o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Os resultados da 1.ª fase vão ser conhecidos a 26 de agosto, cerca de duas semanas mais cedo do que é habitual.
Já as candidaturas à 2.ª fase acontecem no período de 28 de agosto a 5 de setembro, sendo os resultados divulgados a 17 de setembro, enquanto o prazo de candidaturas à 3.ª fase decorre entre os dias 22 e 25 de setembro.
O que precisa para se candidatar?
– Ter o ensino secundário concluído ou habilitação equivalente;
– ter realizado, nos últimos dois anos, os exames nacionais exigidos pelo curso e pela instituição que pretende frequentar;
– cumprir os pré-requisitos exigidos por cada curso e cada instituição, se aplicável;
– não estar abrangido pelo estatuto de estudante internacional.
Como pedir a senha de acesso?
O aluno só pode iniciar a candidatura com recurso à senha de acesso ao portal da DGES. A maioria dos alunos já deve ter a respetiva senha, pois muitas escolas exigiram-na para a inscrição nos exames. A senha de anos anteriores não permite a candidatura para este ano. Pode pedir uma senha até ao final do prazo de candidatura de cada fase do concurso. A mesma senha pode ser usada em qualquer fase.
Quem ainda não tenha, pode obter a senha na plataforma da DGES e seguir as instruções apresentadas. Após a submissão do pedido de senha, será enviada uma mensagem de confirmação para o e-mail indicado.
Clique no link que receber no e-mail, para que seja gerado automaticamente um recibo do pedido de senha, que deve imprimir e entregar na escola secundária ou no gabinete de acesso ao ensino superior para a respetiva certificação. Com esta última, recebe a senha de acesso no e-mail.
Caso o estudante seja menor de idade, o recibo do pedido deve ser assinado pelo encarregado de educação ou por quem exerça a respetiva representação legal.
Como concluir a candidatura?
Quando tiver a senha, pode iniciar a sessão na plataforma da DGES, com recurso à chave móvel digital. Tenha à mão o número de identificação civil (que consta no cartão de cidadão) ou o número interno atribuído pela escola ou pelo Gabinete de Acesso ao Ensino Superior.
O candidato dispõe de seis opções para concorrer, indicadas pela ordem da sua preferência. No decorrer do prazo de candidatura, pode alterar livremente as suas opções.
As colocações resultarão da combinação entre a ordem de preferência e a posição que o candidato assumir nas listas. A cada candidato só pode ser atribuída uma colocação em cada fase do concurso.
Fui colocado. Qual o prazo para me matricular?
Não existe um prazo legal para a matrícula. O prazo varia consoante a instituição. Por isso, o aluno deve contactá-la assim que as colocações saírem, para conhecer as datas fixadas e os documentos que deve levar. Confirme com a instituição se a matrícula pode ser feita por via eletrónica, presencial, ou de ambas as formas.