Primark afasta subida de preços e assegura que está bem abastecida para o Natal
A Primark, que tem um grande stock de produtos e disponibilidade para o próximo período de Natal, não vai subiu os preços dos seus artigos, apesar dos constrangimentos ao nível da cadeia de abastecimento e pressões de inflação, revelou o CFO da AB Foods, John Bason, em declarações ‘Reuters’ à margem da divulgação dos resultados anuais.
“Não vamos aumentar os preços da Primark”, disse o executivo, acrescentando que a empresa será capaz de conter os preços praticados junto dos consumidores porque o grupo beneficia do dólar fraco, da melhoria na eficiência das lojas e da redução de custos operacionais.
As receitas da AB Foods caíram 0,3% para 16.278 milhões de euros no ano fiscal encerrado em setembro e o lucro líquido foi de 583,36 milhões de euros.
“A Primark não está imune aos desafios da cadeia de abastecimento, ao custo das matérias-primas e à inflação dos salários”, refere a AB Foods no seu relatório financeiro anual, sublinhando que espera “que o impacto seja amplamente mitigado pelos ganhos da taxa de câmbio decorrentes da desvalorização do dólar americano, melhoria da eficiência do trabalho nas lojas e redução dos custos operacionais”.
Contudo, as perspetivas não são positivas, com a AB Foods a antever “aumentos significativos nos custos de energia, logística e matérias primas além do impacto do congestionamento dos portos e restrições ao transporte rodoviário”.
“Continuaremos a investir em desenvolvimento de capacidade e recursos para todos os nossos negócios”, sublinhou o grupo.