Presidente da Repsol diz que a transição energética representa uma “enorme oportunidade” para a empresa

O Presidente da Repsol, Antonio Brufau, disse durante a assembleia-geral de acionistas da multienergética que a transição energética representa uma “enorme oportunidade” para a empresa, que está empenhada numa transformação baseada nas suas capacidades humanas, tecnológicas e industriais, para assegurar um futuro mais rentável e sustentável.

Durante a sua intervenção, Antonio Brufau destacou os planos de transformação dos complexos industriais, para produzir combustíveis renováveis, com os convencionais, o negócio de geração renovável, a eficiência energética e a implementação de projetos de hidrogénio renovável.

“Faremos da Repsol uma empresa cada vez melhor, adaptada às exigências da sociedade, mais rentável, na vanguarda da inovação, e ambiciosa nos seus objetivos”, assinalou.

No entanto, o Presidente da Repsol relembra que a transição energética exigirá custos mais elevados, mas o fomento da tecnologia e da inovação terão um papel decisivo na sua redução.

Acredita que se deve abrir a porta a todas a opções que garantam uma transição justa em termos económicos e sociais, incentivar-se e facilitar-se a produção de investimento privado em I&D+i à escala industrial, com o objetivo único de descarbonizar.

E para esta transição energética os combustíveis renováveis assumem um papel preponderante, como assumo, sublinhando que são uma oportunidade para reforçar o tecido industrial, dinamizar as cadeiras de valor e abastecimento e fortalecer a autonomia estratégica.

“A transição tem de servir para fortalecer o nosso sistema tecnológico e o tecido industrial”, sublinhou.

Por sua vez, o CEO da Repso, Josu Jon Imaz, destacou o bom desempenho da empresa em 2022, e recordou ainda que, em 2023, a Repsol prevê investir 5.000 milhões de euros, sendo a maior parte destinado à transformação das suas empresas e 35% dos quais estarão ligados a projetos de baixo carbono.

“A Repsol está preparada para o futuro, com um negócio industrial de referência mundial, pioneiro na transformação dos seus ativos, comprometida com o desenvolvimento de um tecido industrial sustentável, com a promoção da eficiência energética, com a manutenção e geração de emprego e com a contribuição de valor para a sociedade”, afirmou.

Ler Mais