Presidente da Bielorrússia volta a reunir-se hoje com Putin para estreitar aliança

O presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, vai visitar oficialmente a Rússia esta quinta-feira para conversações com o homólogo russo, Vladimir Putin, anunciou o Kremlin (presidência russa).

“Esta será a primeira deslocação [de Lukashenko] ao estrangeiro após a reeleição como chefe do Estado bielorrusso”, disse o Kremlin, num comunicado citado pela agência de notícias oficial russa TASS.

Putin e Lukashenko vão discutir as perspetivas de integração no Estado da União, a entidade que formaliza a aliança entre os dois países, e as questões internacionais atuais, indicou a presidência russa.

Está prevista a assinatura de vários acordos, na sequência das negociações entre as duas partes, acrescentou.

A Bielorrússia é o maior aliado da Rússia na guerra contra a Ucrânia e foi usada pelas tropas russas como um dos pontos de lançamento da invasão em fevereiro de 2022.

Posteriormente, Putin deslocou armas nucleares estratégicas para a Bielorrússia, com a qual a Rússia partilha uma fronteira de cerca de 950 quilómetros.

Lukashenko, de 70 anos e no poder há mais de três décadas, foi reeleito em janeiro para um sétimo mandato consecutivo, numa eleição considerada fraudulenta pelos países ocidentais.

O Estado da União da Rússia e da Bielorrússia é uma entidade criada em 1996 por proposta de Lukashenko, tendo o respetivo tratado sido assinado em 1999.

Visa a integração dos dois países, sobretudo nos domínios militar e económico.