
Prepare-se, vem aí muito calor: e desta vez os termómetros podem superar os 40 graus em algumas zonas do país
Esta terça-feira prepare-se para mau tempo em Portugal continental devido à aproximação de uma perturbação em altitude, que está a influenciar o estado do tempo no país desde segunda-feira. Por isso, conte com a ocorrência de aguaceiros, trovoadas e queda de granizo em algumas regiões.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou sob aviso amarelo – devido à previsão de aguaceiros, que podem ser de granizo e acompanhados de trovoada e rajadas fortes de vento – os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco e Coimbra entre as 6 e as 21 horas desta terça-feira.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Depois da subida de temperatura registada na segunda-feira, estas voltam hoje a descer, desta vez para valores até ligeiramente abaixo do normal, em especial mais a Norte – mais a Sul ainda persiste algum calor! As poeiras persistem, mas vão reduzindo ao longo do dia, indicou o site ‘LusoMeteo’.
Mas se o dia de hoje vai ficar marcado pela instabilidade meteorológica, a partir de amanhã as temperaturas vão disparar em todo o território nacional, podendo mesmo ultrapassar os 40 graus, sendo que as noites tropicais – com pelo menos 20 graus – vão manter-se até ao final do mês.
“A partir de quarta-feira, com o vento a soprar já do quadrante Oeste-Noroeste, e com menos nebulosidade, a temperatura vai novamente subir”, explica a meteorologista do IPMA, Paula Leitão’. “Voltamos a ter um fluxo que favorece o transporte da massa de ar quente e seca que está no interior da Península Ibérica e Norte de África”, indica, frisando que “as condições meteorológicas organizam-se de maneira a que a temperatura tenha condições para subir bastante”.
Esta onda de calor vai afetar todo o território continental até ao final do mês – e nos primeiros dias de julho – sendo que na região do Alentejo, e mesmo em Castelo Branco e Portalegre, os termómetros podem superar os 40 graus.