Prepare a carteira: Combustíveis voltam a subir na próxima semana

Este fim de semana, aproveite para se deslocar a um posto de abastecimento. Isto porque, a partir de segunda-feira, o preço dos combustíveis voltam a subir. “A evolução das cotações em euros aponta para um aumento do preço em até 2,5 cêntimos por litro tanto no gasóleo como na gasolina”, adiantou fonte do setor à ‘Executive Digest’.

Os preços dos postos junto aos hipermercados, que ganharam muitos adeptos com a escalada dos combustíveis, também seguem as tendências de mercado. No entanto, aqui, o gasóleo terá uma subida menos expressiva. “A tendência da próxima semana será para uma subida de 0,0229 euros na gasolina e um aumento de 0,0025 euros no gasóleo”.

Os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o preço médio do litro de gasolina em Portugal custa atualmente 1,657 euros enquanto o do gasóleo vale 1,443 euros. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

Desde o início do ano, o preço do gasóleo já desceu 12 vezes e subiu apenas oito. No caso da gasolina, subiu 11 vezes e desceu outras nove, mostra a DGEG. Neste período, o preço do gasóleo desvalorizou 19,1 cêntimos por litro enquanto o da gasolina ficou 1,3 cêntimos mais barato.

Isto quer dizer que encher um depósito de 60 litros de gasóleo custa menos 11,46 euros do que há 20 semanas. Já para atestar um depósito de gasolina são precisos menos 78 cêntimos.

O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a 11ª gasolina 95 mais cara dos 28 países da União Europeia, 5,1 cêntimos abaixo da média europeia e 7,8 cêntimos mais cara do que em Espanha. Já o gasóleo ocupa a 14ª posição do ranking europeu.

[Notícia atualizada às 11h com a subida do preço do gasóleo nas principais petrolíferas ]

Ler Mais