Prepare a carteira: Combustíveis voltam a subir (em força) na próxima semana

Vêm aí más notícias para os condutores portugueses. Os preços dos combustíveis voltam a subir na próxima semana: “A evolução das cotações em euros aponta para uma subida dos preços em 14 cêntimos por litro na gasolina e 12 cêntimos por litro no gasóleo”, adiantou fonte de uma das principais petrolíferas nacionais à Multinews.

Na mesma linha, os preços dos postos junto aos hipermercados seguem a tendência do mercado, com uma “subida de 0,1268 euros na gasolina e um aumento de 0,1174 euros no gasóleo”, avançou outra fonte.

Falta agora saber quais serão os cálculos do Ministério das Finanças no que diz respeito ao mecanismo semanal que ajusta o valor do ISP. Os dados costumam ser reportados ao final do dia.

A contribuir para o forte aumento dos preços está o anúncio da aprovação do sexto pacote de sanções da UE contra a Rússia. Os 27 países-membros deram luz verde para um embargo de até 90% às importações de petróleo russo, a concretizar até final de 2022.

Ao mesmo tempo, o fim do confinamento de dois meses decretado na cidade de Xangai, devido ao novo coronavírus, eleva as expectativas de um aumento da procura por ouro negro por parte da China, o que faz disparar os preços.

Desde o início do ano, o preço da gasolina já subiu 18 vezes e desceu apenas quatro, mostra a DGEG. No que diz respeito ao gasóleo, houve 15 subidas e seis descidas desde janeiro. Neste período, o preço do gasóleo valorizou 29 cêntimos por litro enquanto que o da gasolina ficou 39 cêntimos mais caro.

Isto quer dizer que encher um depósito de 60 litros de gasóleo custa mais 17 euros do que em janeiro. Já para atestar um depósito de gasolina são precisos mais 23 euros do que na primeira semana do ano.

Na próxima semana, e tendo em conta os aumentos anunciados pelas petrolíferas, a fatura para atestar um depósito de 60 litros de combustível vai ficar cerca até oito euros mais cara.

Os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o preço médio do litro do gasóleo simples em Portugal custa atualmente 1,796 euros por litro, enquanto que o da gasolina simples 95 vale 2,058 euros. O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a oitava gasolina 95 mais cara dos 27 países da União Europeia. Já o gasóleo ocupa a 19ª posição do ranking europeu.

 

Ler Mais