Preço do ouro: tudo o que precisa de saber para investir

O ouro permanece um ativo valioso há milhares de anos e continua a ser amplamente usado em reservas dos bancos centrais. O seu valor e estabilidade fazem com continue a ser um investimento procurado, especialmente em momentos de crise. Descubra como é calculado o preço do ouro e quais as formas disponíveis para investir.

Porque é que o preço do ouro é tão elevado?

O preço do ouro é elevado devido a um conjunto de propriedades únicas. Em primeiro lugar, o ouro não pode ser produzido. Apenas é possível obter ouro através da sua extração, o que o torna num metal escasso, limitado, e menos sensível aos ciclos especulativos.

Dito doutro modo, o ouro vale por si só, de acordo com as leis da oferta e da procura e sem uma relação direta com as oscilações dos mercados. É por isso que o ouro é uma parte importante das reservas de vários bancos centrais em todo o mundo e também uma excelente opção para quem procura preservar o capital.

Além disso, o ouro não se esgota nem é consumido, ao contrário do que acontece com o petróleo ou trigo, o que faz com que a quantidade disponível no mercado seja estável no tempo.

O ouro pode, no entanto, ser transformado para servir vários propósitos, como, por exemplo, produzir joias, arte ou até mesmo integrar tecnologias que damos como garantidas no nosso dia a dia. São exemplos os circuitos de corrente elétrica, essenciais para as atividades diárias, ou dispositivos médicos amplamente utilizados na área da Saúde.

Como é calculado o preço do ouro?

O preço do ouro depende do valor na bolsa de valores de Nova Iorque e do valor do dólar, sendo ajustado diariamente. O preço internacional do ouro puro (ou seja, de 24 quilates, com 99,9% de pureza) é calculado em dólar/onça, sendo que uma onça equivale aproximadamente a 31 gramas.

Por exemplo, vamos supor que o valor de cotação do ouro em Nova Iorque seja de mil dólares a onça. Como uma onça de ouro standard tem 31 gramas, deve-se dividir o valor de mil dólares por 31 o que dá cerca de 32 dólares. Para finalizar, esse valor deve ser multiplicado pela cotação corrente do dólar, para se obter o preço em euros. Contudo, não vai precisar de fazer este cálculo para saber o preço do ouro a cada momento. Existem várias páginas online onde pode consultar a cotação da barra de ouro diariamente, como, por exemplo, o website da Gold Rate.

Nos últimos 10 anos, o preço do ouro tem vindo a registar várias subidas, que coincidem com momentos de crises internacionais – como o início da pandemia ou da guerra na Ucrânia- que vem solidificar a sua reputação como “valor seguro”. Se em 2014 uma grama de ouro valia cerca de 28 euros, no início de 2023 já valia cerca de 55 euros, praticamente uma duplicação de valor em menos de 10 anos. Só no mês a seguir à invasão da Ucrânia, o ouro deu um “salto” de 14%.

preço do ouro

O

que não quer dizer, no entanto, que o preço do ouro não seja suscetível a variações. Como tudo, também este metal precioso passa por momentos de desvalorização. Daí ser tão importante investir sempre numa lógica de longo prazo e evitar reagir a quente quando os preços “arrefecem”.

À data de maio de 2023, o preço de uma barra de ouro standard – o chamado lingote de ouro que pesa uma média de 12 kg – ronda os 700 mil euros. Felizmente, esta não é a única forma de investir, outro dos motivos que torna este metal tão atrativo.

Que formas existem para investir em ouro?

Existem várias formas de investir em ouro para além das tradicionais barras ou moedas. Contudo, antes de o fazer, é importante ter uma estratégia de investimento a longo prazo e certificar-se de que está em conformidade com os sues objetivos e tolerância ao risco. Passamos a descrever as formas mais comuns de investir em ouro.

Ouro físico

Este tipo de investimento em ouro tem como principal objetivo a preservação de valor. É possível comprar ouro na sua forma física, como, por exemplo, em barras, lingotes, moedas ou joias.

Apesar de ser considerado um investimento seguro, fica também mais exposto ao risco de roubo (a não ser que o guarde num Banco), dificuldade de armazenamento e transporte, e a uma menor liquidez.

Ações

O ouro está também cotado em diversas bolsas de valores, pelo que poderá investir em ações de empresas ligadas ao setor, como organizações mineiras e traders da matéria-prima. Nestes casos, o investidor não é proprietário do ouro, mas poderá beneficiar de uma exposição a este metal, bem como a outros aspetos específicos das empresas onde investe.

Caso tenham uma política de remuneração aos acionistas, poderá ganhar dividendos ao longo do investimento. No entanto, este é um investimento de maior risco, onde há influencia de fatores económicos e até geopolíticos, dada a exposição de muitas das empresas que atuam neste setor.

ETFs (Exchange Traded Funds)

Os Exchange Traded Funds são fundos de investimento que podem ser transacionados de forma aberta, como as ações, o que assegura a liquidez ao investidor. Por norma, o seu desempenho está associado a um índice (como o NASDAQ 100 que acompanha as empresas tecnológicas) ou um ativo, como o ouro.

Também neste caso não se possui o ouro físico, mas pequenas quantidades de ativos relacionados com o ouro dentro de uma carteira de investimento. Como os ETF são cotados em bolsa, pode seguir o desempenho diário do produto.

Concluindo, o ouro é e continuará a ser um ativo valioso para muitos investidores. Ao longo do tempo, o preço do ouro tem-se mantido elevado e as suas características fazem deste um dos investimentos mais procurados em tempos de crise financeira e em cenários de inflação.

Contudo, qualquer que seja o seu tipo de investimento, aconselhamos que apenas o faça em produtos que correspondam aos seus conhecimentos e experiência, e que compreenda integralmente os riscos associados.

Ler Mais